Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

27 de set. de 2010

TORTA DE ESPINAFRE COM RICOTA

Massa:
2 Xíc. chá de Farinha de Trigo
120 g Manteiga gelada
2 Gemas
6 a 8 Col. Sopa de Creme de Leite Fresco
1 Col. chá de Sal
Recheio:
1 Maço de Espinafre
1 Un Cebola (pequena) picada
1 Col. sopa Manteiga
3 Ovos inteiros
1 e 1/4 de Xíc. chá de Creme de Leite Fresco
2 Col. sopa de Queijo Parmesão Ralado
Pitada de Noz Moscada
QB Sal
QB Pimenta do reino

Modo de Preparo:
Preparando a Massa:
Corte a Manteiga em pequenos pedaços , coloque a farinha de trigo em uma vasilha e misture a manteiga, salpique com o sal. Com a ponta dos dedos vá incorporando a manteiga e a farinha até obter uma textura de areia grossa. Acrescente as gemas e misture bem. Vá acrescentando o creme de leite até ligar a massa. Embrulhe em um saco plástico ou papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.
Recheio:
1- Espinafre ( você só vai usar as folhas, os talos pode congelar lavado e cortado em rodelinhas para usar posteriormente). Lave bem as folhas, reserve.
2- Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola picada, refogue até que a cebola esteja macia e a crescente as folhas do espinafre. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos ou até que as folhas estejam macias ( Não tem necessidade de colocar água, mas e achar que vai pegar no fundo pingue só um pouquinho, o espinafre por si só já solta água). Retire a tampa, misture bem e deixe esfriar. Pique bem picadinho com uma faca e coloque o espinafre refogado em uma peneira para perder o excesso de umidade.
3- Aqueça o forno em temperatura média.
4- Abra a massa com um rolo e forre as laterais e o fundo de uma assadeira com fundo removível ( de 22 cm aproximadamente).
5- Misture em uma vasilha o creme de leite, os ovos, parmesão ralado, sal, pimenta do reino, e noz moscada, misture bem e corrija o sal se necessário. Acrescente o espinafre picado e despeje este recheio na massa. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar levemente e sirva.
CUIDADO : Para retirar da forma ele deve estar de morno a frio.

COQ AU VIN

1 Kg Peito de Frango
100 G Farinha de Trigo
50 Ml Azeite
60 G Manteiga sem Sal
20 Un Mini Cebolas ( +/- 1 kg)
100 G Bacon Defumado
150 G Cogumelo Paris Fresco (pode ser em conserva também)
60 Ml Conhaque
750 Ml Vinho Tinto Seco
1/2 Molho de Cheiro verde
QB Sal
QB Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
1- Corte o Frango em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta e um pouco do vinho. Deixe marinando por +/- 30 minutos, mexendo de vez em quando para absorver o líquido.
2- Passe os pedaços na farinha de trigo, reserve.
3- Pique o Bacon, descasque a cebola e lave bem os cogumelos e corte ao meio, reserve todos separados.
4- Em uma panela, frite o bacon na manteiga, junte a cebola e quando estiver bem douradinha, acrescente os cogumelos, deixe refogar por +/- 3 minutos e reserve, deixando a gordura na panela. acrescente o azeite, frite o frango até este estar bem dourado, Flambe com o conhaque e deixe reduzir até evaporar por completo.
adicione o vinho tinto e deixe cozinhar por +/- 40 minutos.
5- Adicione a cebola, o bacon e os cogumelos e as cebolinhas, deixe cozinhar por 10 minutos , corrija o sal e sirva.
o acompanhamento pode ser arroz branco ou batatinha suté.
Rendimento : 6 porções


15 de set. de 2010

CREME DE GALINHA

400 g Peito de Frango
2 Lt Água
120 G Manteiga
80 G Farinha de Trigo
300 ml Creme de Leite Fresco
2 Un Cebola
2 Un Dentes de Alho
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino
Qb Noz Moscada

Modo de preparo:
1- Coloque o peito de Frango para cozinhar em uma panela com água, 1 cebola e os dentes de alho (pode ser inteiro), tempere com um pouco de sal. Quando cozido, espere esfriar e desfie o frango Reserve o caldo.
2- Em uma panela, Refogue a cebola restante (bem picada) , quando estiver douradinha, acrescente a farinha de trigo dissolvida em um pouco do caldo e á acrescentando o caldo aos poucos (incluindo os pedaços da cebola e alho), deixe cozinhar por +/- 10 minutos, Bata no liquidificador.
3- Leve ao fogo, tempere com sal, pimenta e noz moscada, acrescente o creme de leite e o frango desfiado, corrija o sal se necessário.
OBS: Tem pessoas que preferem bater tudo, inclusive o frango. Eu, particularmente gosto do frango desfiado.
Rendimento: 6 Porções

CREME DE PALMITO

400 G Palmito Fresco ( pode ser em conserva também)
1,5 Ml Caldo de Legumes
120 G Manteiga
120 G Farinha de Trigo sem fermento
300 ml Creme de Leite Fresco
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino
100 G Cebola Picada

Modo de preparo:
1- Pique o palmito grosseiramente, no caso de ser em conserva, escorra e dê uma fervida antes de usar. Reserve.
2-Refogar a cebola picada na manteiga, quando estiver dourada, adicione a farinha de trigo e o caldo de legumes. ( eu prefiro colocar a farinha de trigo já dissolvida no caldo, mas cuidado , o caldo tem que estar frio, pois do contrário vai embolotar todo), deixe cozinhar por 15 minutos.
3- bata o creme no liquidificador e leve ao fogo de novo, acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta e sirva quente.
Rendimento : 4 porções

14 de set. de 2010

RISOTO DE RABADA .

2 kg de rabada

4 cebolas medias

5 dentes de alho

3 tomates sem pele e sem sementes

1 molho cheiro verde

2/4 tablete de manteiga sem sal gelada

5 col sopa de azeite

150 g de parmesão ralado

1 molho de agrião

Qb sal

Qb pimenta do reino

400 g de arroz arbóreo

Qb água

Modo de preparo:

Para rabada: Retire o excesso de gordura da rabada, tempere com dois dentes de alho socados. Coloque a rabada em uma panela de pressão, deixe selar, acrescente duas cebolas inteiras e água. Deixe cozinhar por uma hora e meia ou até que esteja soltando do osso. Coloque na geladeira por duas horas para retirar o excesso da gordura. Reserve o caldo (se quiser mais sabor bata o caldo no liquidificador para aproveitar a cebola e o alho). Desfie a rabada, reserve.

1- Corte duas cebolas e três dentes de alho bem picados, pique o cheiro verde, reserve.

2- Agrião: Depois de bem lavado, separe as folhas dos talos. Reserve as folhas e pique o talo bem fininho, desprezando as extremidades mais duras, reserve.

3- Em uma panela coloque três colheres de azeite e refogue a cebola e o alho , quando estiver bem douradinho acrescente o tomate, o talo do agrião picadinho e metade do cheiro verde, refogue mais um pouco e acrescente o arroz, refogue um pouco e comece a adicionar o caldo da rabada, corrija o sal e pimenta e acrescente a rabada, vá regando com o caldo até dar o ponto, se necessário adicione um pouco de água. Quando estiver no ponto, desligue o fogo, acrescente o parmesão, as folhas do agrião, a manteiga e misture, para finalizar coloque o restante do cheiro verde e regue com o restante do azeite, misture e sirva bem quente.

Rendimento : 6 porções

QUIBE DE FORNO

1 kg Carne Moída (pode ser patinho)

5 un Dente de Alho Socado

4 un Cebola Ralada (ou muito picada)

½ Molho Salsinha picada

½ Molho Hortelã picada

½ kg Trigo para Quibe

1 Copo de Requeijão

200 g Mussarela

Qb Sal

Qb Pimenta

1 Col. Sopa de Óleo

Modo de preparo:

1- Coloque o trigo de molho em água morna por no mínimo 1 hora. Escorra.misture o alho, 2 cebolas raladas, a salsinha, a hortelã, metade da carne e sal e pimenta a gosto. Reserve.

2- Refogue o restante da cebola no óleo e acrescente a outra metade da carne. Deixe refogar bem. Acrescente sal e pimenta á gosto. Reserve.

3- Em uma assadeira ou refratário, espalhe metade da mistura da carne com o trigo, acrescente a carne refogada. Espalhe o requeijão cremoso e cubra com folhas de mussarela. Cubra com o restante da massa.

4- Leve ao forno por +/- 30 minutos coberto em alumínio.deixe mais 10 minutos sem o alumínio para dourar. Corte ainda na assadeira e sirva.

Rendimento : 8 Porções


SALADA DE FRANGO C/ CURRY

1 Kg Frango
4 Un Bananas
½ Un Abacaxi
1 Col. Sopa Açúcar
100 G Passas
200 G Maionese
2 Col.Sopa Curry
1 Col.Sopa Molho Inglês
1 Col.Sobremesa Mostarda Amarela
50 Ml Leite
100 Ml Água
QB Sal

Modo de Preparo:
1- Corte o abacaxi em pequenos cubos e cozinhe em uma calda de açúcar com água....Reserve.
2- Corte o Frango em cubos de +/- 4 cm,(ele vai reduzir de tamanho) e cozinhe em pouca água.
3 -Prepare o molho: misture a maionese, o curry, o molho inglês , mostarda , um pouco de sal e acrescente o leite aos poucos....reserve.
4- Corte as bananas ao meio (horizontalmente) e depois em meia lua. Mergulhe no molho para não escurecer.
5- Acrescente o abacaxi, o frango e as passas, misture até tudo estar envolvido pelo molho.
6- Deixe na geladeira por +/- 30 minutos
Sugestão para servir: Acomode em uma travessa sobre folhas coloridas ex. alface roxa e crespa., ou arrume em ramequinhos porções individuais com as folhas como base.
Rendimento: 6 a 8 porções

1 de set. de 2010

CHUCHU RECHEADO

Ingredientes
4 Un Chuchu inteiros
1 Un Cebola Picada
2 Un Dentes de Alho Socados
1 Un Tomate Concassé Picados(tomate s/ pele e semente , modo de fazer no blog)
1/2 Molho de Cheiro verde, incluindo os talinhos.
200 G carne moída crua.(pode-se usar o restinho do picadinho também)
2 Copos de Arroz cozido.( Aquele restinho que sempre sobra do dia anterior)
1 Col. Sopa Azeite
Qb sal
Qb pimenta
100 Ml Água.
200 G Parmesão Ralado

Modo de Preparo:
Chuchu
1- Descasque o chuchu em água corrente para que a mão não fique pegajosa. Corte ao meio no sentido do comprimento, com uma colher de sopa ou faca, retire a semente e a parte branca. Cave o chuchu de maneira que deixe +/- 1 cm de polpa. Reserve esses pedaçinhos e pique em pedaços menores, Reserve.Coloque o chuchu "em pé" se ele ficar bamba, corte com uma faca a base para ficar fixo.
2- Em uma panela, coloque água para ferver e um pouco de sal, quando estiver fervendo, mergulhe os chuchus, deixe ficar bem al dente, escorra e mergulhe imediatamente em água gelada para parar o cozimento. reserve.
Recheio :
1- Aqueça o azeite em uma panela, deixe dourar a cebola e o alho, acrescente o tomate, os talinhos da salsa bem picados e as extremidades brancas da cebolinha, refogue e acrescente a carne. Tempere com sal e pimenta, quando estiver bem sequinha, acrescente os pedaçinhos de chuchu e a água, deixe cozinhar bem, mexendo de vez em quando, quando estiver quase seco, acrescente o arroz e metade do parmesão, corrija o sal se necessário.
Recheie os chuchus com a mistura, e polvilhe parmesão em cima, coloque no forno pré aquecido até que o queijo derreta.
Rendimento : 4 Porções

PASTA DE OVO

200 ml de maionese
1 Col. sopa de Mostarda Amarela
1 e 1/2 Dz de Ovos
1/4 Molho de Salsa inteiro, inclusive talo.
Qb de sal
Qb Pimenta do Reino Moída
1 Un Limão pq
1 col. sopa de creme de leite (opcional)

Modo de Preparo :
1- Cozinhe os ovos em uma panela com água e o limão ( ele ajuda na hora de descascar, a casca sai quase inteira ), Depois de Cozido, coloque na água fria para esfriar , descasque pique bem pequeno, o mais fácil é amassar com um garfo.Reserve.
2- Separe a salsa do talo, pique o talo bem fininho e a salsa bem pequena, reserve.
3- Em um Ball misture todos os ingredientes.a maionese,o creme de leite, a mostarda e o talo da salsa, adicione os ovos picados, tempere com sal e pimenta (pouco sal) e adicione a salsinha picada, misture tudo, corrija o sal se necessário.
4- Coloque para gelar por +/- 30 min.
5- Pode ser servido com torrada. É uma ótima opção para sanduiche natural, se vc quiser substitua a maionese e o creme de leite por iogurte natural, em menor proporção e a seu gosto. Arrume com folhas de alface e Peito de peru, fica uma delícia.
OBS : Dura +/- 5 dias na geladeira.