Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

29 de out. de 2010

MANTEIGA DE ERVAS

1 Molho Tomilho fresco
1 Molho Alecrim fresco
1 Molho Sálvia fresca
1 Molho Orégano Fresco
1 Molho Salsa
1 Molho Manjerição fresco.
1 Kg manteiga ou Margarina
1 Un Perfex Novo.

Modo de preparo:
1- Desfolhe as ervas e pique até quase virar pó, Coloque em um perfex, formando uma trouxinha e esprema até liberar o líquido, Cuidado com a força para não romper o perfex!!! faça isso aos poucos.
2- Misture á manteiga.
Pode ser congelado
Como: Em uma folha de papel filme coloque a mistura e embale tipo uma bisnaga, vá enrolando para tirar o ar. Na hora de usar vc pode cortar só o necessário e voltar ao freezer o restante.
Fica ótimo para grelhar carnes vermelhas, frango e avestruz, e claro, para colocar em cima da carne que acabou de sair da brasa.
Também pode ser usada para fazer torradinhas.

SAL TEMPERADO COM ERVAS

200 g Sal Grosso
5 G Tomilho Seco
5 G Orégano Seco
5 G Alecrim seco
5 G Pimenta rosa

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um pilão e soque, pode ser feito no processador também.
Ideal para temperar churrascos e carnes grelhadas.

FUNDO CLARO DE PEIXE

3 Un Cabeça de Peixe Branco (se quiser usar salmão pode, mas o caldo vai ficar rosado.)
2 Un Cebola Grande
4 Un Dente de Alho
1/2 Un Alho Poró ( use as folhas e o final, guarde o talo para outras preparações)
1 Un Cenoura
2 Talos Aipo
2 Folhas Louro
Opcional
1/2 Molho Tomilho
250 ml Vinho Branco
1/2 Molho Salsa.

Modo de Preparo:
1- Coloque uma panela de água no fogo, quando estiver fervendo, mergulhe as cabeças e deixe escaldar por +/- 2 minutos, escorra, lave em água corrente e coloque as cabeças em água fria, adicione todos os outros ingrediente e deixe ferver até que o caldo reduza pela metade. IMPORTANTE : Não tampe a panela!!!! Se tampar caldo vai ficar turvo e escuro.
2-Depois de reduzido, espere esfriar e coe o caldo. Se preferir coloque para reduzir mais, assim facilita o congelamento e torna o caldo mais concentrado.
Pode ser congelado em pequenos recipientes, assim toda vez que quizer usar é só pegar a quantidade necessária.
Obs 1: Sugiro o uso do vinho se for usar o caldo na hora, para congelar é preferível sem.
Obs 2: Durante o tempo de fervura vc vai notar um tipo de poeirinha que vai se formar na borda da panela, isso é chamado de impureza, e deve ser retirado. A maneira mais fácil é com uma escumadeira, fazendo da seguinte forma:
Disponibilize uma vasilha com água (de preferência de vidro, pois vai ser mais fácil na hora de lavar), Mergulhe a escumadeira no caldo, e em seguida mergulhe na vasilha com água, isso vai evitar que vc leve de volta ao caldo as impurezas. Faça isso de tempos em tempos até não restar nada.

CALDO BÁSICO DE FRANGO

1 kg Carcaça de Frango Lavada em água corrente para retirar o excesso das impuresas.
2 Un Cebola Grande
5 Un Folha Louro
3 Un Dente de Alho
1 Un Alho Poró (só as folhas e o final, reserve o talo para outra preparação)
1/2 Un Aipo ( só as folhas , guarde o talo para outra preparação)
1 Un Cenoura
Opcional:
1/2 Molho Tomilho Fresco
1/2 Molho Alecrim Fresco
1/2 Molho Salsa
3 Un Cravo da índia.

Modo de preparo:
1- Coloque uma panela de água para ferver, Acrescente as carcaças, e os demais ingredientes, todos picados grosseiramente. Deixe ferver até reduzir a quantidade de líquido pela metade. IMPORTANTE !!!! Não tampe a panela, pois escurece o molho, deixa turvo.
2- Depois de reduzido, espere esfriar e coe o caldo. Se preferir coloque para reduzir mais, assim facilita o congelamento e torna o caldo mais concentrado.
Pode ser congelado em pequenos recipientes, assim toda vez que quizer usar é só pegar a quantidade necessária.
Obs: Durante o tempo de fervura vc vai notar um tipo de poeirinha que vai se formar na borda da panela, isso é chamado de impureza, e deve ser retirado. A maneira mais fácil é com uma escumadeira, fazendo da seguinte forma:
Disponibilize uma vasilha com água (de preferência de vidro, pois vai ser mais fácil na hora de lavar), Mergulhe a escumadeira no caldo, e em seguida mergulhe na vasilha com água, isso vai evitar que vc leve de volta ao caldo as impurezas. Faça isso de tempos em tempos até não restar nada.

ROUX

200 G Manteiga sem sal ou margarina
200 G farinha de trigo

Modo de preparo:
1- Derreter a manteiga, adicionar a farinha aos poucos, sempre mexendo com um fuet( vulgarmente conhecido com batedor)até Obter o ponto e tonalidade desejada.
Leia a postagem ROUX CONHECE??

ROUX CONHECE????

Já ouviu falar do roux???
Bom resolvi escrever um tópico só para ele, fiz algumas pesquisas e fiquei impressionada...Como uma coisa tão importante pode ser deixada de lado???? Vou fazer o meu papel e divulgar o ROUX.. aí vai:
Basicamente é uma preparação básica cremosa, é um dos caldos básicos ou fonds de cuisine. Seu nome deriva da palavra latina russus, significando avermelhado. O roux pode ser claro, dourado ou escuro- em francês blanc, blond ou brun dependendo do tempo da fritura da farinha.

Mais técnica:
Roux é a mistura de farinha de trigo e gordura que se usa como base para muitos molhos básicos: molho bechamel, molho espanhol, molho velouté e outras preparações. A gordura pode ser manteiga, algum azeite vegetal ou margarina, ( o mais usado é a manteiga, eu , particularmente só uso manteiga ou margarina). A elaboração é muito básica e depende da aplicação final do Roux, deixa-se ferver a matéria gordura e quando esteja bem quente se acrescenta pouco a pouco a farinha tentando evitar a formação de grumos (aquelas bolinhas, caroços). É um molho base para a elaboração de outros molhos mais complexos, ou inclusive base para sopas ou cremes, principalmente de origem francesa.
Elaboração
O processo de elaboração consiste em derreter suavemente a manteiga e agdicionar a farinha lentamente até formar uma mistura homogênea e lisa, usa-se normalmente um FUET (vulgarmente conhecido como batedor de ovos, ou simplesmente batedor) ATENÇÃO: se usar panela de alumínio, use fuet de polietileno ou silicone, se usar alumínio com alumínio o molho fica cinza e com um gosto estranho, é claro que não se usa fuet de metal em panela de teflon!!!! Para esse tipo de preparo de Preferência à panelas que não sejam de teflon, o resultado é melhor.)
Cozinha-se o tempo determinado de acordo ao tipo de roux que vc quer, e até conseguir que o amido contido na farinha se transforme em dextrina, um componente que tem a qualidade de unir o líquidos.
Tipos de Roux
Em todos os tipos de roux se emprega a manteiga e farinha (na mesma proporção), primeiro se derrete a manteiga, e depois se adiciona a farinha até que a mistura perca o sabor da farinha. A partir deste momento o roux pode ser de três tipos:
Roux Branco: Cozimento da mistura manteiga/farinha 2-3 minutos. Na preparação deste roux tem que se tomar cuidado para que a farinha não tome cor alguma. Utiliza-se para engrossar molhos brancos, como o bechamel, pode ser utilizado também na preparação do Fricassé de Frango por exemplo..
Roux Dourado: Cozimento da mistura manteiga/farinha 4-5 minutos até que adote uma cor dourada. É utilizado em molhos claros, como a velouté. Às vezes denomina-se também Roux amarelo.
Roux Escuro: Cozimento da mistura manteiga/farinha 6-8 minutos até que a mistura tenha atingido uma cor marrom escura ( cuidado para não queimar). Útil para molhos escuros, como o demiglace, e o madeira. Às vezes denomina-se também como Roux tostado ou Roux moreno.
Quanto mais claro o roux, mais ele engrossa um líquido.

FRICASSÉ DE FRANGO




Ingredientes
1 Kg Filé de Frango
12 g de Manteiga (1 Col. sopa)
100 ML Azeite de Oliva (1/3 copo americano) ou Óleo
60 g Farinha de trigo ( 2 Col. sopa)
250 Ml Vinho Branco Seco
1/2 Lt caldo de frango *****
2 Un Cebola Média
500 g Cogumelo Paris fresco
300 Ml Creme de leite fresco
1 Molho Salsa Picada
1 Col. chá de açúcar.
Qb Pimenta do Reino
Qb Sal


Modo de Preparo:
1- Corte os filés em quadrados de +/- 2 cm , tempere com sal, pimenta e 100 ml do vinho. Deixe temperando por +/- 2 horas(mexendo de vez em quando, pois o frango absorve líquido, tornado assim seu prato mais saboroso e suculento.)
2- Em uma frigideira, coloque o azeite ou óleo e frite o frango aos poucos.(se colocar tudo de uma vez ele cozinha ao invés de fritar, e nessa receita ele deve estar crocante por fora e suculento por dentro).Reserve.
3- Em uma panela, coloque a manteiga, em seguida os cogumelos, deixe refogar um pouco e retire os cogumelos (reserve), deixando a gordura. Nessa gordura, doure as cebolas com o açúcar. Adicione o caldo de frango e a farinha de trigo diluída. ( coloque a farinha de trigo em um copo com água e misture até ficar homogêneo.), Mexendo sempre espere engrossar um pouco, corrija o sal, se necessário, acrescente o vinho, deixe ferver bem até evaporar o álcool por completo. Acrescente o frango frito. Deixe cozinhar por 10 minutos, acrescente os cogumelos, deixe cozinhar por + 10 minutos, Acrescente a salsa picada e o creme de leite, mexa até levantar fervura e sirva em seguida.
OBS: O Caldo de frango pode ser feito com a carcaça (Ver postagem Caldos básicos no Bate papo), ou com um cubinho de frango. Claro que o de carcaça fica muito mais gostoso, mas se for pensar em praticidade, use o cubinho pronto.
Essa receita é um clássico e DELICIOSA, podendo ser servida também como entradinha, coloque em uma travessa redonda, e para acompanhar, uma cesta com torradinhas...( a Torradinha pode ser decorada com páprica)
Rendimento : 6 porções
Sugestão de acompanhamento : Arroz Branco.

26 de out. de 2010

BATATA GRATINADA COM FUNGHI

1 Kg Batata (pode ser asterix, lavada, inglesa..)
500 ml molho branco
200 g Queijo parmesão
200 g Mussarela Ralada.
1/2 xícara chá funghi limpo e hidratado (VEJA COMO FAZER NO BATE PAPO TÍTULO FUNGHI)
Qb Sal

Ingredientes Molho branco:
300 Ml leite
500 Ml água
3 Col. sopa Farinha de trigo
1 Un Cebola Grande Picada.
1 un Dente de Alho socado.
2 Col. Sopa Manteiga
Qb Noz Moscada
QB Sal
QB Pimenta do reino
150 g Parmesão Ralado

Modo de Preparo:
1- Em uma panela (Alta), coloque a manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar.Acrescente o leite.
2- Em um copo, misture a farinha de trigo com 200 ml de água, até que fique homogêneo.
3- Junte a mistura de farinha de trigo e água com os ingredientes da panela, mexendo sempre espere engrossar bem, acrescente o resto da água aos poucos, se houver necessidade acrescente um pouco mais de água.
4- Tempere com sal, pimenta e Noz Moscada.
5- Prove, quando não estiver mais com gosto de farinha e bem grossinho, desligue o fogo.( Se ainda continuar com gosto de farinha, vá acrescentando água e mexendo sempre até perder o gosto)
6- Bata tudo no liquidificador com o queijo ralado.

Corte as batata em rodelas, cozinhe até ficar al dente com um pouco de sal.
Em um refratário, intercale as batatas cozidas, molho branco, funghi e salpique um pouco de mussarela. Vá montando até a última camada ATENÇÃO: deixe o espaço sobrando de pelo menos um dedo, pois tente a transbordar.. Salpique o parmesão e leve ao forno , pré aquecido por +/- 20 minutos, ou até que começe a ferver.
Sirva quente .
Essa receita acompanha bem filé de frango e carne vermelha em geral
Rende 8 porções.

BATATA GRATINADA

1 Kg Batata (pode ser asterix, lavada, inglesa..)
500 ml molho branco
200 g Queijo parmesão
200 g Mussarela ralada
Qb Sal

Ingredientes Molho branco:
300 Ml leite
500 Ml água
3 Col. sopa Farinha de trigo
1 Un Cebola Grande Picada.
1 un Dente de Alho socado.
2 Col. Sopa Manteiga
Qb Noz Moscada
QB Sal
QB Pimenta do reino
150 g Parmesão Ralado

Modo de Preparo:
1- Em uma panela (Alta), coloque a manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar.Acrescente o leite.
2- Em um copo, misture a farinha de trigo com 200 ml de água, até que fique homogêneo.
3- Junte a mistura de farinha de trigo e água com os ingredientes da panela, mexendo sempre espere engrossar bem, acrescente o resto da água aos poucos, se houver necessidade acrescente um pouco mais de água.
4- Tempere com sal, pimenta e Noz Moscada.
5- Prove, quando não estiver mais com gosto de farinha e bem grossinho, desligue o fogo.( Se ainda continuar com gosto de farinha, vá acrescentando água e mexendo sempre até perder o gosto)
6- Bata tudo no liquidificador com o queijo ralado.

Corte as batata em rodelas, cozinhe até ficar al dente com um pouco de sal.
Em um refratário, intercale as batatas cozidas, molho branco e salpique um pouco de mussarela. Vá montando até a última camada ATENÇÃO: deixe o espaço sobrando de pelo menos um dedo, pois tente a transbordar.. Salpique o parmesão e leve ao forno , pré aquecido por +/- 20 minutos, ou até que começe a ferver.
Sirva quente .
Essa receita acompanha bem filé de frango e carne vermelha em geral
Rende 8 porções.

FUNGHI SECO - COMO LIMPAR, COMO HIDRATAR,COMO UTILIZAR?????

Para limpar e hidratar o funghi seco, existe uma técnica bem simples e que evita que sua família e/ou convidado sintam o desprazer de mastigar aquela areiazinha enquanto saboreiam o prato tão carinhosamente preparado por você.
Vamos lá então:
1- Quando compramos funghi, principalmente o á granel, ele vem cheio de uma areiazinha... como tirar?? bem simples... Deixando de molho em água .
PROCESSO 1 - Com calma:
Digamos que me planejei para preparar o prato um dia antes.... O ideal é deixar ele dormir de molho na água de um dia para o outro. Deve se usar uma panela alta, para que seja mais fácil retirar as impurezas. Ele deve ficar na geladeira, mas vc também pode deixar à temperatura ambiente, por até 15 HORAS(o funghi azeda se não for refrigerado depois de um tempo!!!!) De manhã, a água deve ser trocada por 3 ou 4 vezes, de meia em meia hora.
COMO TROCAR A ÁGUA: Essa parte é super importante, pois dependendo da forma que vc fizer a areia vai junto e não adianta. A Maneira certa é não escorrer, mas sim pescar, com uma escumadeira, sem tocar o fundo, assim vc deixa as impurezas.
Troque a água de três a quatro vezes, a primeira sai muito escura, igual á uma tintura e vai clareando á medida que vc troca.Depois é só pescar uma última vez e deixar em uma peneira para escorrer o restante do líquido. aí é só usar.
PROCESSO 2: Com pressa:
Resolvi usar o funghi para o almoço ou jantar e esqueci de hidratar.... Calma, tem solução, mas o processo é quase igual, a diferença é que a água que vc vai utilizar tem que estar morna á quente. Isso vai acelerar o processo, e em vez de trocar a água de meia em meia hora, vai ser de 15 em 15 minutos.

Como utilizar o funghi: Selecionei algumas receitas que vc pode ler nesse link, massa, carne ou um bom creme para tomar nas noites frias. Bom proveito!!!!

Se vc comprar só ele seco, normalmente os vendidos em saquinhos de 100 g já vem limpos, então é só hidratar com água morna.

Para armazenar:
O funghi limpo e escorrido dura +/- 3 dias na geladeira, se vc quizer uma durabilidade maior, coloque ele de molho em vinho tinto logo após a segunad troca de água. Eu particularmente não gosto, pois perde um pouco do paladar.
O funghi seco pode ser quardado por até 6 meses, em ambiente seco e bem embalado.

MOLHO DE FUNGHI

Ingredientes:
500 Ml Molho branco (Bechamel)
1/2 xícara de chá de funghi hidratado e limpo (leia o bate papo sobre o funghi)
100 g Queijo Parmesão ralado
2 Col sopa Shoyo.

Modo de preparo: Molho branco:
Ingredientes:
300 Ml leite
500 Ml água
3 Col. sopa Farinha de trigo
1 Un Cebola Grande Picada.
1 un Dente de Alho socado.
2 Col. Sopa Manteiga
Qb Noz Moscada
QB Sal
QB Pimenta do reino
150 g Parmesão Ralado
Modo de Preparo:
1- Em uma panela (Alta), coloque a manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar.Acrescente o leite.
2- Em um copo, misture a farinha de trigo com 200 ml de água, até que fique homogêneo.
3- Junte a mistura de farinha de trigo e água com os ingredientes da panela, mexendo sempre espere engrossar bem, acrescente o resto da água aos poucos, se houver necessidade acrescente um pouco mais de água.
4- Tempere com sal, pimenta e Noz Moscada.
5- Prove, quando não estiver mais com gosto de farinha e bem grossinho, desligue o fogo.( Se ainda continuar com gosto de farinha, vá acrescentando água e mexendo sempre até perder o gosto)
6- Bata tudo no liquidificador com o queijo ralado.

Pique o funghi grosseiramente, coloque em uma panela com o shoyo, quando começar a ferver acrescente o molho branco, mexendo sempre.Ele vai ficar bem marronzinho. Acrecente o queijo ralado e sirva.
Essa receita fica ótima com penne ou farfalle.

MOLHO BRANCO (BECHAMEL)

Ingredientes:
300 Ml leite
500 Ml água
3 Col. sopa Farinha de trigo
1 Un Cebola Grande Picada.
3 Un Dente de Alho socado.
2 Col. Sopa Manteiga
Qb Noz Moscada
QB Sal
QB Pimenta do reino
150 g Parmesão Ralado

Modo de Preparo:
1- Em uma panela (Alta), coloque a manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar.Acrescente o leite.
2- Em um copo, misture a farinha de trigo com 200 ml de água, até que fique homogêneo.
3- Junte a mistura de farinha de trigo e água com os ingredientes da panela, mexendo sempre espere engrossar bem, acrescente o resto da água aos poucos, se houver necessidade acrescente um pouco mais de água.
4- Tempere com sal, pimenta e Noz Moscada.
5- Prove, quando não estiver mais com gosto de farinha e bem grossinho, desligue o fogo.( Se ainda continuar com gosto de farinha, vá acrescentando água e mexendo sempre até perder o gosto)
6- Bata tudo no liquidificador com o queijo ralado.

OBS: Essa receita é base para uma série de pratos.
Rende aproximadamente 500 ml de molho.
Pode ser usado puro ou misturado à outros ingredientes....
Pode ser congelado.

CARNE SECA COM CATUPIRY NA MORANGA

Ingredientes:
1 moranga Média
300 á 400 g de Catupiry
Ingredientes para o molho
3 colheres de sopa de margarina
6 dentes de alho amassados
3 cebolas grandes raladas
500 G de Carne seca desfiada ( charque de lagarto)
QB Sal,
5 tomates concassé ( sem pele e sem semente)
1 Un Cheiro verde
250 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo
1. Doure o alho na margarina, junte as cebolas e deixe refogar bem, acrescente os tomates, e a carne seca desfiada, deixe fritar um pouco, tempere com sal e reserve.
2. Diminua o fogo e junte o creme de leite, misturando sempre, até cozinha sem ferver, acrescente o cheiro verde picado. Corrija o sal se necessário.
3. Apague o fogo e deixe descansar um pouco
4. Lave e enxugue a moranga
5. Com uma faca afiada, corte uma tampa na parte de cima, reserve.
10. Com uma colher e a faquinha, vá escavando a moranga, até tirar todas as sementes e uma boa parte da polpa da moranga.
6. Espalhe o catupiry, untando toda a moranga por dentro, recheie com o molho e tampe com a tampa tirada da moranga, envolva toda ela papel alumínio e leve ao forno para assar em banho-maria por 1 hora ou ate que a parte de dentro da moranga fique macia
7. Isto se vê, retirando com cuidado a tampa e espetando um garfo na polpa da moranga
8. Se não estiver boa, tampe novamente, feche bem com o papel e deixe no forno (não deixando faltar água fervendo no banho-maria)
Rendimento: 6 porções
Serve como prato de entrada com arroz branco

OBS: Essa receita é super fácil. Se vc quiser , pode picar a polpa da moranga que sobrou e jogar bem picadinho misturada ao molho de carne seca. Ele vai cozinhar e vai dar ainda mais sabor.

QUICHE LORRAINE

Ingredientes

200 g margarina

300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

150 g Bacon Magro picado em cubinhos.

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche (forma de fundo removível).

3- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos, o queijo prato e o provolone, reserve.

4- Coloque em uma frigideira o bacon e deixe fritar na própria gordura dele. Deixe esfriar, escorra o óleo e coloque o bacon sobre a massa.

5- Jogue o creme por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos .

OBS: 1- Essa é mais uma receita em que se deve usar um bacon de boa qualidade, do contrário o recheio vai ficar muito gorduroso e com pouco bacon.

2- O óleo que sobra depois de fritar o bacon. (a gordura dele mesmo) é ótimo para fazer farofa. Vale á pena guardar.

QUICHE DE CEBOLA

Ingredientes


200 g margarina
300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

2 un cebola média cortada em meia lua bem fininho.
1 col. Sobremesa Manteiga

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche (forma de fundo removível).

3- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos, o queijo prato e o provolone, reserve.
4- Coloque em uma frigideira a manteiga, doure a cebola, deixe esfriar, coloque sobre a massa.
5- Jogue o creme por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/-40 minutos .

QUICHE DE CARNE SECA

Ingredientes: 


200 g margarina
300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

200 gr Carne Seca (charque) dessalgado, cozido e desfiado.
1/2 un cebola média cortada bem pequena
1 col. Chá ( um fio) azeite

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche (forma de fundo removível).

3- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos , o queijo prato e o provolone .
4- Coloque em uma frigideira o azeite, doure a cebola, e refogue a carne seca, deixe esfriar, coloque sobre a massa.
5- Jogue o creme por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos .

Obs: 1- Uma coisa que a gente aprende com o tempo é que às vezes o barato sai caro.... Para essa receita use o charque de lagarto, NÃO USE CARNE SECA PA.
2- Para dessalgar a carne seca : coloque de molho em água por 30 min. Troque a água e mais três vezes. Coloque a carne seca em uma panela de pressão com água nova por +/- 40 minutos, escorra e desfie.
3- Essa receita pode ser feita de diversas maneiras. Você pode usar a carne seca somente desfiada, sem refogar, pode acrescentar salsa picada e ainda pode acrescentar catupiry ( 2 colheres de sopa), mas cuidado, não use requeijão de copo, aquele molenga, pois vai desandar o recheio.

QUICHE TOMATE SECO COM MANJERICÃO

Ingredientes

200 g margarina

300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

100 gr tomate seco escorrido e picado

½ molho de manjericão freco ( só as folhas, lavadas)

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche (forma de fundo removível).

3- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos , o queijo prato e o provolone .

4- Coloque o tomate seco e as folhas de manjericão sobre a massa.

5- Jogue o creme por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos .

Obs: O tomate seco pode ser batido junto com o creme mas o manjericão não deve ser batido. Ele em pedaços vai ficar um pouco mais suave e vc vai poder sentir o sabor de cada ingrediente.

QUICHE DE ALHO PORRÓ COM SALMÃO

Ingredientes

200 g margarina

300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

Qb sal

1 un Alho Porró cortado em rodelas.

150 g Salmão desfiado grosseiramente ( o ideal é usar sobra de salmão grelhado)

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche(forma de fundo removível).

3- Coloque o alho porro e o salmão picados sobre a massa.

4- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos , o queijo prato e o provolone e sal

5- Jogue por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos .

OBS: No caso do salmão estar cru, abra ele no meio. Grelhe em uma frigideira de teflon, com um fio de azeite em fogo bem baixo, para evitar queimar e/ou criar uma crosta muito dura.

QUICHE DE ALHO PORRÓ COM PEITO DE PERU

Ingredientes

200 g margarina

300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

Qb sal

1 un Alho Porró cortado em rodelas.

150 g Peito de Peru defumado cortado em quadradinhos

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche(forma de fundo removível).

3- Coloque o alho porro e o peito de peru picados sobre a massa.

4- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos , o queijo prato e o provolone e sal

5- Jogue por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos .

QUICHE DE ALHO PORRÓ COM PRESUNTO

Ingredientes

200 g margarina

300 g farinha de trigo

300 ml creme de leite fresco

300 ml leite

100 g queijo provolone

100 g queijo prato

4 ovos

Qb sal

1 un Alho Porró cortado em rodelas.

150 g presunto cortado em quadradinhos

Modo de preparo:

1- Misture a farinha e a manteiga , trabalhe a massa até soltar da mão.

2- Abra a massa e forre a forma da quiche(forma de fundo removível).

3- Coloque o alho porro e o presunto picados sobre a massa.

4- No liquidificador bata o creme de leite, os ovos , o queijo prato e o provolone e sal

5- Jogue por cima da massa e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos .

SALADA DE ATUM COM BATATA

Ingredientes :

200 ml de Maionese
1 lata de atum em conserva
150 g de Azeitona Picada
1/4 de molho de Cheiro Verde bem picadinho (inclusive Talo)
50 g de Pimenta Biquinho (opcional)
1 col. chá de mostarda.
1 col. chá de Ketchup
1,5 kg Batata
Qb Sal

Modo de Preparo:
1- Corte as batatas em quadradinhos, coloque para cozinhar em água fervente com sal. Quando estiver bem al dente, escorra e mergulhe imediatamente em água gelada, para parar o cozimento. Reserve.
2- Escorra o atum, amasse com um garfo, reserve.
3- Em uma vasilha misture o ketchup, a mostarda, a maionese. Depois de bem misturado, acrescente o atum, as azeitonas picadas e a pimenta biquinho, misture.
4- Escorra a batata, misture ao molho junto com o cheiro verde.
5- Deixe na geladeira por +/- 30 minutos.
Rendimento : 8 porções.

OPBS: Essa receita é super refrescante e deliciosa para acompanhar um churrasco, ou para o dia a dia mesmo.

3 de out. de 2010

MOLHO DE CEBOLA CREMOSO


Ingredientes:
4 Col. Sopa de Maionese
3 Un Cebola Grande
2 Col . Sopa Manteiga
1 Col. Sopa Shoyo
200 Ml de Água.

Modo de Preparo :

1- Corte as cebola em meia lua, bem fininho.
2- Em uma panela, ou frigideira, aqueça a manteiga, acrescente as cebolas e deixe dourar um pouquinho, acrescente o shoyo, mexendo sempre para não queimar. Quando a cebola já estiver bem coradinha, acrescente a maioneses e a água, mexendo sempre.
3- Quando estiver bem cremoso , desligue o fogo e sirva bem quente.
Ideal para acompanhar carne vermelha e filé de frango
Rendimento : 6 porções

RISOTO À PIAMONTESE

300 G Queijo Parmesão Ralado Grosso
300 Ml Creme de Leite Fresco
5 Un Dente de Alho Socado
1 Un Cebola média Picada
500 G Arroz Arbóreo
Qb Água ( para adiantar ideal é fazer com água quente)
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino
2 Col. Sopa Azeite

Modo de Preparo :

1- Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho, misture o arroz (IMPORTANTE: Esse arroz não é para ser lavado). Vá acrescentando a água aos poucos, mexendo sempre, pois quanto mais vc mexe, mas esse tipo de arroz libera amido, deixando o prato mais cremoso. Tempere com Sal e pimenta, mas lembre-se que o queijo parmesão é salgado.
2- Quando o arroz estiver no ponto, deixe secar um pouco e acrescente o queijo e o creme de leite fresco, corrija o sal e sirva bem quente.
Rendimento : 6 porções