Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

21 de dez. de 2010

COUSCOUS COLORIDO


Ingredientes:

1/2 Kg Couscous Marroquino
em torno de : 200 Ml Azeite de Oliva 
1 Un Cebola Roxa Pequena, bem picada 
100 G Amêndoas Picadas grosseiramente
100 G Damasco Seco
100 G Ameixa sem caroço
100 G Nozes picadas grosseiramente
100 G Pimenta Biquinho
1 Un Pimentão Amarelo cortado em cubinhos bem pequenos
1/2 Molho Cheiro verde Picado 
1 Col. Chá Cúrcuma (açafrão da Terra) diluído em 300 Ml de água morna
Qb Sal
QB Pimenta do Reino

Modo de preparo:

1- Coloque o couscous em uma tigela grande, acrescente a água morna com cúrcuma, deixe hidratar por +/- 3 minutos e solte os grãos com a mão, reserve.
2- Misture os demais ingredientes,tempere com POUCO sal e pimenta e vá adicionando o azeite aos poucos à seu gosto.... Leve à geladeira por +/- 30 Minutos e sirva em seguida.
Rendimento : 8 porções.

Obs 1: Ótima sugestão para colocar na sua Ceia de natal, além de ser super rápido e prático, fica muito bonito e gostoso.
Obs 2 : A Pimenta biquinho ( para quem não conhece) NÃO ARDE !!!! Ela é vendida em conserva.... pode colocar sem medo, pois além de ter um sabor maravilhoso, dá um visual incrível.
Obs 3: Nozes, etc... fica à cargo da sua criatividade, use o que vc tiver em casa, é só deixar bem colorido

COUSCOUS COM BACALHAU

1/2 Kg Couscous Marroquino
em torno de : 200 Ml Azeite de Oliva 
1 Un Cebola Roxa Pequena, bem picada 
500 G Bacalhau dessalgado, escaldado e dessalgado
100 G Pimenta Biquinho
4 Un Cenoura cortada em cubinhos 
1 Un Pimentão Amarelo cortado em cubinhos bem pequenos
50 G azeitona preta fatiada
1/2 Molho Cheiro verde.
1 Col. Chá Cúrcuma (açafrão da Terra) diluído em 300 Ml de água morna
Qb Sal
QB Pimenta do Reino

Modo de preparo:
1- Coloque o couscous em uma tigela grande, acrescente a água morna com cúrcuma, deixe hidratar por +/- 3 minutos e solte os grãos com a mão, reserve.
2- Corte o Cheiro verde, separando a cebolinha da salsa. No caso da cenoura fica à seu gosto, se quiser uma salada mais crocante, coloque ela crua, do contrário, só dê um "susto" na água quente.
2- Misture os demais ingredientes (menos a azeitona), tempere com sal e pimenta, vá colocando o azeite aos poucos à seu gosto.... Leve à geladeira por +/- 30 Minutos e sirva em seguida, decorado com azeitonas pretas.
Rendimento : 8 porções.

Obs: a graça desse prato é a brincadeira de texturas e cores... o ideal é que tudo seja cortado bem pequeno para não perder a delicadeza do couscous...(Menos a Pimenta biquinho que deve ir inteira)
Obs 2: O bacalhau pode ser o que sobrou da Ceia !!!!
Obs 3 : A Pimenta biquinho ( para quem não conhece) NÃO ARDE !!!! Ela é vendida em conserva.... pode colocar sem medo, pois além de ter um sabor maravilhoso, dá um visual incrível.

COUSCOUS DE CARNEIRO (TUNÍSIA)

1/2 Kg Couscous Marroquino
500 Ml Azeite de Oliva
2 Un Cebola Picada
1 Kg carne de Cordeiro Picada em cubos de 3 cm
350 G Molho de Tomate Refogado (pode usar extrato de tomate, mas com o molho fica mais leve.)
1 Col. chá de Molho de Pimenta
1 Xíc. Chá Grão de bico (já de molho de um dia pro outro)
4 Un Cenoura cortada em cubinhos
1 Un Pimentão cortado em cubinhos
2 Un Batata cortada em cubinhos
Qb Sal
QB Pimenta do Reino

Modo de preparo:
1- Coloque o couscous em uma tigela grande e acrescente1/2 copo de água morna,  1/2 copo de azeite de oliva extra virgem ( +/- 150 Ml), sal e pimenta do reino. Deixe hidratar por +/- 5 minutos e solte os grãos com a mão, reserve.
2- Tempere os pedaços de carne com sal e pimenta, reserve.
3- Refogue a cebola no azeite restante até ficar transparente, acrescente a carne e frite até ficar douradinha. (dica, se a panela for pequena, vá colocando aos poucos, pois se colocar tudo de uma vez vai cozinhar ao invés de fritar). Acrescente o molho de tomate, o molho de pimenta e mexa por alguns minutos. Junte o Grão de bico, misture e deixe cozinhando,mexendo para não pegar no fundo, por +/- 5 minutos. Acrescente água filtrada suficiente para cobrir o conteúdo da panela. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, acrescentando mais água se necessário e mexendo de vez em quando para não pegar no fundo.
4- Adicione a cenoura, o pimentão e as batatas. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 30 Minutos ou até que os legumes estejam cozidos (al dente), acrescente água sempre que necessário. O ponto certo é quando o grão de bico está bem cozido e a carne macia.
5- Modo de servir: Nesse caso, o couscous faz as vezes de arroz, é colocado no prato e o molho servido á parte.
Rendimento : 4 porções.

Desta vez fiz uma coisa que particularmente não gosto, copiei a receita, mas achei muito interessante.  Ela faz parte do livro : Azeite - histórias, produtores, receitas de Luciano Percussi (ed. Senac São Paulo), com algumas adaptações da minha parte .Quando olhei essa receitas de relance o que me chamou atenção foi que ela poderia ser uma receita perfeita para o Natal, mas lendo vi que se tratava de uma receita super exótica e do meu ponto de vista para o inverno, pois além de ser servida bem quente ainda tem o calor da pimenta....
Dica: Antes de colocar os legumes, veja bem o ponto do grão de bico,( o ideal é que já esteja bem al dente) pois dependendo do tamanho que vc cortar os legumes, o cozimento vai ser bem rápido.

20 de dez. de 2010

RISOTO DE BACALHAU

140 Ml de Azeite extra virgem
1 Un Alho Poró
2 Xíc. Chá Arroz Carnaroli ou Arbóreo
100 Ml Vinho Branco Seco
150 G Bacalhau dessalgado, escaldado e desfiado
2 Un tomate sem pele, sem semente 
1 Lt água
1 Cubinho caldo de peixe ou galinha
20 G azeitona fatiada preta e/ ou verde
1 Col. sopa Manteiga
50 G Queijo parmesão ralado
1/2 Molho Ciboulette ou Cebolinha
Qb Sal
Qb Pimenta

Modo de Preparo:
1- Lave bem o alho poró, separe as folhas do talo. Corte o talo em rodelas finas e pique bem pequeno.
2- Prepare o caldo, em uma panela, coloque a água, as folhas do alho poró e o cubinho , deixe o fogo ligado até ferver, dissolver o cubinho e cozinhar as folhas. Abaixe o fogo e mantenha aquecido( se quiser, e fica ainda mais gostoso, adicione 1 cebola cortada ao meio e 2 dentes de alho,  quando a cebola estiver cozida, retire as folhas do alho poró e bata tudo no liquidificador, use esse caldo para fazer o risoto)
3- Coloque um pouco do azeite em uma panela e refogue o alho poró, acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Regue com o vinho branco e espere evaporar. Junte o bacalhau, os tomates e vá regando aos poucos, com o caldo até ficar al dente, quando estiver quase pronto, adicione as azeitonas, tempere com sal e pimenta. Quando estiver no ponto, acrescente a manteiga, a ciboulette e o parmesão, misture bem e sirva em seguida.
Sugestão: 1- Para seu prato ficar mais colorido, na hora de refogar o alho poró, adicione e refogue junto1/2 pimentão amarelo cortado em quadradinhos.
2- Vc pode colocar alho e cebola também, no caso da receita acima, o alho poró faz as vezes da cebola, como eu ADORO cebola, refogo antes um dentinho de alho e 1/2 cebola bem picadinha, quando começa a ficar transparente adiciono o alho poró.
3- Vc pode usar a sobra do bacalhau da ceia de Natal para fazer esse risoto.é um ótimo prato para o dia 25 !!!!
Rendimento : 6 porções

CAPRETTO DROGADO (CABRITO AO MOLHO DE VINHO)

1 Pernil de Cabrito (traseiro)
100 Ml Azeite Extravirgem
1/2 Molho Sálvia
1/2 Molho Alecrim
6 Dentes de Alho socados ou picados
1 Un Cebola
600 Ml Vinho tinto Seco
Qb Pimenta do Reino
Qb Sal

Modo de preparo:
1- Desfolhe as ervas, triture, processe ou pique grosseiramente e reserve.
2- Rale a cebola ou processe, misture o alho, as ervas e a cebola, reserve.
3- Faça pequenos furos com o auxílio de um garfo, ou faquinha pequena, tempere a carne com sal e pimenta, em seguida com a mistura e deixe pegando gosto por pelo menos 4 horas, o ideal é de um dia para outro. Uma maneira de concentrar bem o sabor é colocar em um saco plástico ou enrolar em papel filme. (inclusive auxilia à não deixar tanto cheiro na geladeira).
4- Coloque o Pernil temperado em um tabuleiro, regue com o azeite e o vinho e deixe assar em forno pré-aquecido, regando de vez em quando com o caldo que vai se formar no tabuleiro, até que fique douradinho.

Rendimento: 6 porções
Sugestão de acompanhamento: Batata assada com alecrim  ou arroz de castanha.
É uma sugestão legal tanto para a ceia de Natal, quanto para o Ano novo.

FOCCACIA CLÁSSICA

500 G Farinha de Trigo
250 Ml de água
25 Ml Azeite Extravirgem
5 G Sal
15 G açucar
5 G Fermento biológico seco
Qb Alecrim
Qb Sal Grosso

Modo de Preparo:
1- Junte a farinha de trigo com água, azeite, sal, açucar e o fermento.
2- Sove bem a massa durante uns 5 minutos, coloque em uma vasilha e deixe descansar até dobrar de volume ( Para evitar que a massa fique ressecada, cubra a vasilha com um pano LIMPO úmido). Trabalhe a massa mais uma vez antes de abrir no tabuleiro.
3- Unte-o com azeite, abra a massa com a mão e faça pressão com a ponta dos dedos. Polvilhe o alecrim e o sal grosso por cima da massa. Regue com azeite e leve ao forno bem quente, até ficar cozida.
É uma ótima opção para uma reuniãozinha com os amigos, se for acompanhado de alguns antepastos, fica perfeito !!!!
Obs: O alecrim que vai ser usado deve ser o fresco, nada contra o seco, mas depois de ir ao forno, sua textura vai ficar ainda mais seca e vai incomodar na hora de comer....

13 de dez. de 2010

SALPICÃO DE FRANGO DEFUMADO COM MOLHO DE MANGA


Ingredientes
1 kg Frango Defumado desfiado
2 Un Cenoura Pequena Ralada
1/4 Molho de Manjericão desfolhado
500 G Batata Palha
200 G Palmito Pupunha Escorrido
2 Un Manga Tommy ou Rosa (descascada, sem caroço e cortada em cubos)
200 Ml Azeite
1 Col. Sopa Mostarda Amarela
20 Ml Vinagre branco
1 Alface Roxa lavada
1 Alface Crespa Lavada

Modo de Preparo:
1- Bata no liquidificador a manga, a mostarda o vinagre e o azeite da seguinte forma, coloque a manga o vinagre e a mostarda, bata, retire a tampinha pequena da tampa do liquidificador e vá adicionando o azeite aos poucos, em fio, batendo sempre, para ficar bem homogêneo e não separar depois. Reserve ( de preferência coloque em uma bisnaga).
2- Em uma vasilha, coloque o frango desfiado, misture com a cenoura e coloque um pouco do molho, misture, acrescente o majericão, misture.
3- Em uma travessa, arrume as folhas lavadas e secas, coloque o salpicão, salpique com a batata palha e decore com o Palmito cortado em Julienne( tirinhas finas) regue com o molho, sirva em seguida.
OBS: Ótima sugestão para uma ceia de Natal chic...
OBS 2: Pode ser servido unitariamente, fica ainda mais bonito...Arrume as folhas em um prato de sobremesa e arrume da maneira descrita acima..
Obs 3: Para baratear a receita, pode ser feita com 1/2 kg de frango defumado e 1/2 kg de frango desfiado.
Rendimento: 10 Porções

LOMBO DE CORDEIRO EM CROSTA DE PISTACHE

600 G Lombo de Cordeiro Limpo
2 Col. Sopa Manteiga
1 Un Dente de Alho bem picado ou socado
1 Ramo Alecrim Fresco
25 Ml Vinho Branco Seco
500 Ml Caldo de Carne
1 Col. Sopa Farinha de Trigo
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino

Crosta de Pistache
4 Un Dentes de Alho
1/4 Molho de Salsinha Picada (sem talo)
50 G manteiga
150 G Pistache triturado grosseiramente
Qb Sal.

Modo de Preparo:
1- Corte o Cordeiro em 4 Pedaços, tempere com Sal e Pimenta e alecrim, reserve.
2- Em uma panela pré-aquecida, coloque a manteiga e doure o alho, sele o cordeiro até ficar dourado, retire o cordeiro e faça um roux escuro com a farinha de trigo, acrescente o vinho e o caldo de carne,  mexendo sempre, quando estiver bem homogêneo, deixe reduzir pela metade, mexendo de vez em quando.Reserve.
Crosta de pistache
1- Ferva o alho em um pouco de água por 15 Minutos. Retire da água e  bata rapidamente no Mixer com a manteiga e a salsa, tempere com sal, acrescente o pistache triturado.
2- Cubra os pedaços de cordeiro com a mistura e leve ao forno Pré aquecido até dourar.É rápido!!! Cuidado para não queimar!!!
3- Sirva em seguida, regando com o molho aquecido.
Sugestão de Acompanhamento: Batata assada com Alecrim ou Purê de baroa
Obs: A Carne de Cordeiro é servida ao ponto para Mal.
Obs: Pode ser uma recitinha para um jantar à dois ou como alternativa Chic para o Natal
Rendimento: 4 Porções

MEDALHÃO DE BACALHAU GOURMET

450 G Lombo de Bacalhau
1 Lt Leite Integral
3 Un dente de Alho
1 Talo de Tomilho Fresco
2 Folhas de Louro
50 G Azeitona preta sem caroço em Fatias
50 G Azeitona Verde sem Caroço em Fatias
1 Un Cebola Cortada em Meia Lua.
2 Col. Sopa Azeite

Modo de Preparo:
1- Corte o Bacalhau em 4 pedaços e deixe de molho em água (para dessalgar), na geladeira por 24 horas. Troque a àgua se necessário (depende da concentração de Sal do Bacalhau, normalmente o lombo não vem tãop salgado quanto o inteiro)
2- Escorra o bacalhau e deixe de molho no Leite, tomilho e louro por + 24, na geladeira.Prove o bacalhau antes de colocar em molho no leite para ver a concentração de sal.
3- Leve o Bacalhau com o leite ao forno Pré aquecido 180º por 10 Minutos, retire o bacalhau e despreze o leite.
4- Em uma frigideira, coloque 1 col. sopa do Azeite, doure as cebolas e acrescente as azeitonas, reserve.
5- Em uma frigideira anti-aderente, doure os pedaços de bacalhau no azeite restante.
6- Sirva o Bacalhau com o Molho por cima.
Sugestão de Acompanhamento: Batata Cozida e Ovos Cozidos em Rodelas.
Rendimento: 4 Porções
Obs: Uma Maneira de deixar sua Ceia de Natal Mais Glamourosa.

MEDALHÃO SUÍNO COM MEL E PÁPRICA.

1 Kg Lombo de Porco
2 Col. Sopa de mel
2 Col. Chá Páprica
2 Col. Sobremesa Alecrim Fresco Picado ( no caso de usar o desidratado use o dobro da quantidade)
2 Col. Sobremesa de Azeite
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
1- Limpe o lombo retirando a gordura e corte em fatias de +/- 2 cm. Tempere com Sal e Pimenta, reserve.
2- Misture o Mel, azeite, alecrim e a páprica. Tempere os medalhões com essa mistura.
3- Esquente uma frigideira anti-aderente e frite até ficar caramelizado.
Rendimento: 4 Porções

LOMBO DE PORCO ASSADO COM TANGERINA

1  Lombo de Porco com +/- 2 Kg
1 Col. Chá Manjerona fresca picada ( pode ser substituído por manjericão ou por manjerona desidratada, no caso da erva desidratada, utilize o dobro da medida).
1 Col. Sobremesa Mostarda Amarela
2 Col. Chá Casca de Tangerina Ralada
1 Col. Sopa Açúcar Mascavo ( Na falta deste use açúcar comum, mas use só 1 Col. sobremesa)
1 Xíc. Chá Suco de Tangerina
100 Ml Conhaque ( ou Cachaça)
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino

Modo de preparo:
1- Fure o Lombo, com o auxílio de um garfo e tempere com sal, pimenta e mostarda.
2 - Faça a Marinada : Suco de Tangerina, conhaque, açúcar, e a manjerona.
3- Deixe o Lombo na marinada por +/- 2 horas, virando de vez em quando para pegar o gosto.
4- Retire o Lombo da marinada, coloque em uma assadeira, regue com 2/3 da marinada, cubra com papel alumínio e coloque no forno Pré aquecido 180º por +/- 40 Minutos.
5- Retire do Papel alumínio, cubra com a casca ralada e recoloque no forno por +/- 30 minutos ou até que esteja dourado. Não esqueça de continuar regando até terminar a marinada.
OBS: Sugestão de Acompanhamento: Arroz Branco com Alecrim e Castanha( é só adicionar um punhado de alecrim fresco picado ao Arroz com Castanha)
Rendimento : 6 à 8 porções

LOMBO DE PORCO NA CERVEJA

1 Kg Lombo Porco
50 G Margarina ou Manteiga
2 Un Cebola bem picada
1 Lt Cerveja Clara
Qb Pimenta do reino
Qb Sal

Modo de Preparo:
1- Tempere o Lombo com Sal e pimenta, reserve.
2- Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, até ficar transparente, Coloque o lombo sele (deixe douradinho de todos os lados), Despeje por cima a cerveja e deixe cozinhando em fogo muito brando (com a panela tampada), por +/- 2 horas.
3- Retire a carne, Corte em fatias e regue com o molho. Sirva em seguida.
OBS: Pode ser feito no forno também, para isso, faça pequenos furos no lombo (com o auxílio de um garfo) tempere a carne com sal, pimenta e a cerveja. Retire a carne e coloque em uma assadeira em forno pré aquecido, regue com 2/3 da marinada e cubra com alumínio por +/- 40 min. Retire o alumínio e siga regando até terminar a marinada.Na hora que o lombo estiver moreninho está pronto. Lembre-se a gordura é sempre para cima.
Obs: Outra sugestão diferente para a Ceia de Natal
Rendimento : 6 porções
Sugestão de acompanhamento : Arroz com alho poró e açafrão.

10 de dez. de 2010

RISOTO DE PERNIL COM PERA

500 G Pernil Suíno
2 Un Pera
1 Un Limão
1 Un Cebola Média bem picada
3 Col. Sopa Azeite
1 Lt de Caldo de carne **
2 Col. Sopa Manteiga
2 Xìc. Chá Arroz Arbóreo
1 Xíc. Chá Vinho Branco Seco
200 G Queijo Parmesão Ralado
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
** Para o Preparo do caldo de carne é só colocar um cubinho de carne em um litro de água quente à fervente e dissolver.
1- Retire as aparas do pernil ( corte em pedaços), Pique em pedaços pequenos, tempere com sal, pimenta e 1/2 limão, reserve.
2- Lave as peras , descasque e retire o miolo, pique em quadradinhos e deixe de molho em água com a outra metade do limão para não escurecer.
3- Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a carne aos poucos, mexendo sempre, até ficar douradinha e sem nenhum líquido, enquanto isso, em outra panela, esquente o caldo de carne até ferver, quando ferver, mantenha o fogo aceso, mas bem fraquinho.Acrescente a cebola à carne e continue mexendo até ficar transparente. Adicione o arroz, e refogue por 2 minutos, coloque o vinho e cozinhe sem deixar de mexer, até evaporar, acrescente o caldo de carne ( uma concha por vez), mexendo sempre até o arroz ficar "al dente". Escorra as peras e coloque sobre o arroz, junte a manteiga, o queijo ralado , corrija o sal e vá mexendo até atingir o ponto desejado.( se necessário coloque um pouquinho mais do caldo.)
4- Sirva Imediatamente
Obs: pode ser servido como prato único ou como acompanhamento.
Uma sugestão diferente para sua ceia de Natal
Rendimento: 4 à 6 Porções

FAROFA DE FRUTAS


Ingredientes:

300 g de Farinha de mandioca torrad
2 dentes de alho socado ou espremido
1/2 Un cebola bem picadinha
200 G manteiga ou Margarina
100 G Ameixa Seca sem caroço
3 Rodelas de Abacaxi em calda (escorrida e picada em cubinhos)
50 G Passas
50 G frutas Cristalizadas à gosto.
100 G Damasco Seco


Modo de Preparo:

1- Em uma panela funda (para não sujar todo o fogão) Coloque a manteiga, deixe derreter, coloque o alho e  a cebola, deixe dourar um pouquinho, acrescente o abacaxi, deixe caramelizar um pouco, em seguida, acrescente as outras frutas, refogue um pouquinho e acrescente a farinha, misturando sempre até ficar torradinha,
Ótima receita para acompanhar Tender, Peru ou chester nesse natal
Rendimento: 10 à 12 porções

TENDER AO CHAMPANHE

1 Un Tender
750 ml Champanhe seco (pode ser substituído por vinho branco seco)
6 Col. Sopa Mel (Melado ou Karo)
300 Ml Suco de Laranja
1 Lata Abacaxi em Conserva
60 Ml de Conhaque ( pode ser substituído por cachaça)
Para decorar:
100 G Ameixa Seca
100 G Cereja em calda
150 G Fios de Ovos
Qb Cravo da Índia

Modo de Preparo:
1- Tire o Máximo possível da gordura do Tender.
Marinada: Champagne, Suco de Laranja, Conhaque e Calda do Abacaxi.
2- Deixe marinar de um dia para o outro.
3- Retire o Tender da Marinada e com uma faca, faça riscos no Tender, formando losangos. Nos cruzamentos dos riscos, espete um cravo.
4- Pincele o tender com Mel e coloque no forno Pré aquecido à 180º. Regue com a marinada de tempos em tempos até acabar.
5- Quando estiver pronto ( +/- 1 Hora e meia depois), retire do forno e Coloque em uma travessa. Decore com os fios de ovos e frutas e sirva.
Sugestão de Acompanhamento: Arroz de Castanha e Farofa de Frutas
Perfeito para a ceia de Natal
Rendimento: 10 Porções

FAROFA DE BANANA COM OVOS

300 g de Farinha de mandioca torrada
4 Un dente de alho socado ou espremido
1/2 Un cebola bem picadinha
200 G manteiga ou Margarina
4 Ovos
4 Bananas Prata/terra/água cortadas em rodelinhas.
Qb Sal
Qb pimenta do reino

Modo de Preparo:

1- Em uma panela funda (para não sujar todo o fogão) Coloque a manteiga, deixe derreter, coloque o alho e deixe dourar um pouquinho, acrescente a cebola e deixe dourar bem, mexendo sempre para não queimar. Quando tiver dourada, acrescente o ovo, mexa bem até estar cozido, acrescente a banana cortada e a farinha, misturando sempre, tempere com sal e pimenta.
Rendimento: 8 a 10 porções

FAROFA DE ERVAS

300 g de Farinha de mandioca torrada
4 Un Dente de alho socado ou espremido
1/2 Un cebola bem picadinha
200 G manteiga ou Margarina
1/4 Molho de Alecrim fresco desfolhado
1/4 Molho Tomilho fresco desfolhado
Qb Sal
Qb pimenta do reino

Modo de Preparo:

1- Em uma panela funda (para não sujar todo o fogão) Coloque a manteiga, deixe derreter, coloque o alho e deixe dourar um pouquinho, acrescente a cebola e deixe dourar bem, mexendo sempre para não queimar. Quando tiver BEM dourada, acrescente as ervas e a farinha, misturando sempre, tempere com sal e pimenta.
Rendimento: 6 a 8 porções

LOMBO DE PORCO NO VINHO

1 kg Lombo Suíno
1/2 Molho Alecrim Fresco
1/2 Molho Sálvia Fresca
1/2 Molho Tomilho Fresco
2 Un Cebola
6 Un Dente de Alho
1 Litro Vinho Tinto ou Branco Seco
Qb Sal
Qb Pimenta

Modo de Preparo:
1- Desfolhe todas as ervas (o talo vai dar um gosto muito amargo), reserve.
2- Descasque a cebola, o alho e bata no liquidificador com as ervas e o vinho.
3- Fure o lombo do Porco com um garfo, tempere com sal e pimenta, reserve.
4- Coloque em uma vasilha o porco e o tempero batido. Deixe marinar por no mínimo 3 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro SEMPRE NA GELADEIRA)
5- Pré aqueça o forno à 180º, coloque o porco em um refratário (com a gordura para cima), regue com a marinada e cubra com papel alumínio.
6- Deixe por +/- 1 Hora, veja se já está cozido e retire o alumínio, coloque de volta ao forno até ficar "douradinho".
7- Sirva quente, regado com o caldo.
Obs: sugestão de acompanhamento: Batata Assada ou farofa de ervas
Uma das melhores receitas para acertar em cheio nesse Natal
Rendimento: 5 à 6 porções