Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

27 de abr. de 2012

BACALHAU A ZÉ DO PIPO



Ingredientes:
1 Kg Bacalhau (Lombo)
2 Un Cebolas Médias
1 Litro de Leite
4 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
QB Sal
QB Pimenta do Reino
400 G Maionese
1 Kg Batata
QB Azeitonas Pretas (para decoração)
Azeite á gosto ***

Pré-Preparo:
Bacalhau:
No caso de Bacalhau Salgado: Dessalge de um dia para o outro trocando a água pelo menos 4 vezes.
Corte o bacalhau em postas grossas e reserve.
No caso do Dessalgado, ele já vem cortado em posta, á partir de agora o preparo é o mesmo para os dois.
1- Coloque em uma panela o leite, uma folha de louro, uma colher de sopa de Azeite e acomode o bacalhau de forma que fique coberto (coloque o bacalhau c/ a pele, espinhas, etc... você só vai limpar e manipular depois de cozido). Deixe cozinhar (após o leite levantar fervura por  3 á 5 minutos, dependendo da grossura do bacalhau.
OBS: O leite quando fervido aumenta de volume ...então coloque em uma panela alta para “salvar” seu fogão).
2- Escorra o bacalhau, reservando o leite que foi usado para fervura.
3- Retire a pele, e espinhas e separe o bacalhau em lascas .... como se tivesse desfiando, mas bem grosseiramente para os pedaços ficarem grandes.
4- Reserve o bacalhau e despreze o restante.
5- Corte as cebola em meia lua, e corte ao meio. (fica mais fácil para servir depois)
6- Descasque e cozinhe as batatas em água , escorra imediatamente após cozidas e esprema.
ou no forno: Coloque as batatas com casca lavadas e embrulhadas no forno por +/- 30/40 minutos, ou até que estejam bem macias (use um garfo para espetar e ver a consistência) depois, desembrulhe e amasse com um garfo, desprezando as cascas.
OBS: quando você coloca no forno, a massa fica mais consistente, pois ela não absorve água.
7- Faça um Purê (consistente) com um pouco do leite de cozimento, e uma colher de sopa de azeite, tempere com sal e reserve.

Modo de Preparo:
1-  Em uma panela ou frigideira, coloque duas colheres de azeite, a folha restante de louro e acrescente as cebolas até estas ficarem transparentes. A cebola deve ficar branca e macia e não dourada.....Tempere com pouco sal e pimenta e acrescente um pouco do leite do bacalhau,. Reserve.
2-  Arrume em um pirex o bacalhau cozido, regue com azeite***, arrume as cebolas por cima, acrescente
a maionese por cima das cebolas e por último o purê que pode ser “confeitado” com um saco de confeiteiro ou simplesmente espalhado por cima.
3-  Decore com as Azeitonas pretas e leve ao forno por 20 Minutos.
Sirva quente.
Rendimento: 4 á 6 porções.

Essa Receita embora levando maionese, faz parte da culinária tradicional do Porto.

OBS: pode ser feita servida de forma individual, montada em tigelinhas que possam ir ao forno....
Sucesso garantido !!!!!

4 de abr. de 2012

ASPARGOS FRESCOS COMO LIMPAR ? COMO ESCOLHER ? COMO UTILIZAR ?



Como Escolher :
Os Aspargos devem estar bem verdinhos e com os caules firmes Os de talos finos são mais saborosos.  Observe bem se a ponta (o broto) está machucada, melada ou amarronzada, isso é sinal que ele não está ideal para o consumo, lembre-se que come-se o caule e o brotinho, a parte mais bonita, que caracteriza o vegetal.
A época de colheita é de Agosto á Novembro (ele fica mais barato), mas você consegue praticamente em qualquer época do ano.


Como Limpar:
1- Lave bem e deixe de molho por 15 minutos em solução clorada, enxague em água filtrada.
2- Para limpar aspargos frescos, apenas corte uns 2 ou 3 centímetros da parte do caule (a ponta, pois normalmente é mais fibrosa e não cozinha bem)
3- Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada , limpe os aspargos . Segure os aspargos delicadamente , nas mãos , e comece a retirar uma casca bem fina do talo , sempre começando abaixo do broto (mantenha este intacto, sem descascar) , pois é uma parte muito delicada e macia .


Como Cozinhar:
Leve uma panela com água para ferver e acrescente um punhado de sal . Acrescente os aspargos limpos e deixe cozinhar por 1 minuto . Retire os aspargos da água e coloque em seguida em um recipiente com água e gelo , para dar um choque térmico e evitar que os aspargos passem do ponto e percam a cor . Quando esfriarem , retire os aspargos da água e reserve .
Para cozinhar, evitando que se desmanchem, você pode também amarrar com um barbante, fazendo um macinho com eles e cozinhe em água salgada. Para escorrer, desamarre os maços e coloque sobre um pano de pratos limpo (ou papel toalha).
Sempre Lembre que o aspargos deve ser servido al dente, logo, cozinhe apenas 1 minuto ou dois no máximo se ele for muito grosso (com mais de 2 cm de diâmetro)


Como Armazenar :
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas (ou ainda na embalagem original) por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias.Você deve guardar da maneira que chegou, sem lavar, só lave na hora/ dia que for utilizar, isso vai mante-lo por mais tempo.
Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e come-los logo. Só congele em último caso pois, apesar de manter suas propriedades, fica muito mole só servindo para cremes ou sopas.


Como Utilizar:
Você pode utilizar ele salteado na manteiga como acompanhamento, fazer um creme para os dias frios, utilizar cortadinho gelado em saladas ou ainda em massas e risotos.


Se você for servir aspargos como entrada, compre um quilo para 4 porções.
A água do cozimento do aspargo pode ser aproveitada para fazer molho, sopas ou suflês.
aspargo é muito indicado para pessoas que fazem dieta porque é pouco calórico.

ASPARGOS FRESCOS SALTEADO NA MANTEIGA


Ingredientes:
20 Un  Aspargos Frescos Finos ***
TUTORIAL GASTRONOMIA: ASPARGOS FRESCOS COMO LIMPAR? COMO ESCOLHER? COMO UTILIZAR ?
100 G  Manteiga S/ Sal

Modo de Preparo:
1- Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada , limpe os aspargos . Segure os aspargos delicadamente , nas mãos , e comece a retirar uma casca bem fina do talo , sempre começando abaixo da cabeça , pois é uma parte muito delicada e macia .
2- Leve uma panela com água para ferver e acrescente um punhado de sal . Acrescente os aspargos limpos e deixe cozinhar por 1 minuto . Retire os aspargos da água e coloque em seguida em um recipiente com água e gelo , para dar um choque térmico e evitar que os aspargos passem do ponto e percam a cor . Quando esfriarem , retire os aspargos da água e reserve .
3- Coloque a manteiga na panela ou frigideira e espere derreter, Salteie os aspargos inteiros e sirva em seguida .
*** Se você só encontrar aspargos grosso, +/-1,5 / 2 cm, cozinhe por dois minutos ao invés de um.

Rendimento: 5  Porções.

OBS: Pode ser feito c/ o Aspargos em conserva também (è só escorrer a conserva e passar na manteiga), mas o sabor e a crocância do fresco é insubstituível.
Ótimo Acompanhamento para Aves e Peixes
A Decoração foi a Esteira de Pimentão (Decoração)

PURE DE MANDIOQUINHA (BATATA BAROA)


Ingredientes:
1 Kg  Mandioquinha ( Batata Baroa )
200 G  Catupiry
200 Ml  Leite
200 G  Manteiga S/ Sal
Qb  Sal
Qb  Pimenta do Reino
Qb  Água

 Modo de Preparo :
1- Descasque a mandioquinha e coloque em uma panela com pouca água e sal.
2- Cozinhe até que fique bem mole .
3- Escorra e passe por um espremedor de batatas .
4- Junte todos os ingredientes em uma panela e mexa bem .
5- Leve até o fogo até ferver e sirva imediatamente .

Rendimento:  8 Porções

Fica ótimo para Acompanhar qualquer tipo de carne. Com Costela Barbecue, Rolinho de Frango e Avestruz fica imbatível...
Sugestão de Decoração pode ser feita c/ Salsa, Cebolinha ou Gergelim Torrado