Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

26 de mar. de 2013

BACALHAU DO CADUZINHO



Ingredientes:


1 Kg Bacalhau Dessalgado
1 Un Cenoura Grande
2 Un  Batatas Médias
1 Un Cebola Grande
4 Un Dente de Alho
1 Molho Cheiro Verde
100 G Azeitona Verde
QB Água
QB Sal
QB Azeite Extra Virgem (P/ Finalizar)
1 Col. Sobremesa ****

Modo de preparo:
1- Ferva o Bacalhau (já dessalgado)  por 10 minutos, escorra e desfie, desprezando a pele e espinhas. Cuidado com as espinhas, alguns tipos de bacalhau tem umas bem pequenas. Na hora de desfiar, o mais fácil é retirar primeiro as partes mais cheias de espinha (pontas e meio) para dar uma atenção especial.
2- Depois de Desfiado o bacalhau, reserve e despreze o restante (inclusive a água de cozimento).
3- Corte a cebola em Brunoise (NOMENCLATURA BÁSICA) e esprema ou pique o alho.
**** Nesse caso por restrição alimentar eu fiz totalmente sem Gordura. Você se prteferir pode refogar o alho e cebola no azeite e prosseguir normalmente.
Coloque em uma panela a cebola picada, o alho e acrescente um pinguinho de água (apenas o suficiente para molhar a superfície da panela, sem cobrir a cebola por inteiro....), vá pingando água aos poucos (isso vai fazer a cebola e o alho refogarem, sem queimar e sem gordura) Repita até a cebola ficar transparente e mantenha um pouquinho de água para finalização.
4- Acrescente a cenoura picada, refogue da mesma forma, com pouca água, aos poucos... Depois de uns 5 minutinhos, acrescente a batata e em seguida o bacalhau, acrescente mais um pouco de água (o suficiente para cobrir os ingredientes), uma pitadinha de sal e deixe cozinhando no próprio caldo, mexendo de vez em quando.
5- Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente a salsa e cebolinha picados, acrescente a azeitona, corrija o sal. Desligue o fogo, regue com um fio de azeite extra virgem e sirva quente.

Rendimento: 6 porções

OBS: A Azeitona só é acrescentada no fim!!!!! Ela "rouba"todo o gosto do bacalhau se for colocada antes.
OBS 2: Super light, inclusive uma maneira gostosa de fazer um prato para quem tem/está com restrição alimentar.
OBS 3: Para ter o efeito de estrelinhas/coração, basta cortar os legumes em tiras finas (0,5 cm) e corte com cortadores de biscoito, isso inclusive é uma atividade que as crianças podem fazer....