Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

20 de nov. de 2011

Chef: um cargo também de mulher | Jornal O Fluminense



Chef: um cargo também de mulher | Jornal O Fluminense

Personal para quase tudo | Jornal O Fluminense

Personal para quase tudo | Jornal O Fluminense

18 de nov. de 2011

TIMBALE DE BRÓCOLIS


Ingredientes:
2 un Brócolis americano
250 g Creme de leite Fresco
6 un Ovos
3 col. sopa Vinho Branco Seco
1 mol. Cebolinha
1 un Cebola média
3 un Dentes de Alho
2 col. sopa Manteiga s/ sal
QB Sal
QB Pimenta do Reino
B Noz Moscada
Forminhas de empadinhas (quantas forem necessárias)
QB Farinha de Trigo (para untar)
QB manteiga (para untar)

Pré-Preparo:
1- Lave bem o Brócolis, separe os talos das folhas. Desta vez não precisa ser perfeitinho, já que no fim, vai ser batido.
2 - Corte a cebola em brunoise (NOMENCLATURA BÁSICA)
3- Soque, pique ou esprema o alho.
4- Lave bem a cebolinha e pique em rodelinhas finas.

Modo de Preparo:
1- Cozinhe o brócolis em água fervente, primeiros os talos e em seguida as flores, por 3 minutinhos. D~e um choque térmico com água gelada para manter a cor e parar o cozimento.
2- Em uma panela acrescente amanteiga e refogue a cebola e o alho.Acrescente o vinho e refogue por mais 3 minutinhos, mexendo sempre. Acrescente o brócolis e refogue por 5 minutinhos.
3- Unte as forminhas c/ manteiga e farinha de trigo. Reserve.
4- Bata no processador o brócolis refogado, o creme de leite , três gemas e três ovos inteiros e bata até ficar homogêneo.
5- Adicione metade da cebolinha. Tempere á seu gosto com sal, pimenta e noz moscada.bata novamente.
6- Acrescente o restante da cebolinha, que pode ser batida ou não fica á seu critério... ela picadinha sem bater dá um visual diferente.
7- Coloque o "purê" nas forminhas previamente untadas para assar em forno pré-aquecido por 25 minutos. não encha toda a forminha pois ela pode transbordar.
8- Retire as forminhas do banho maria e leve direto ao forno por mais 5 minutos.
9- Desenforme ainda quente.
Rendimento : +/- 20 forminhas.
É um ótimo acompanhamento  para peixe ou frango... pode até ser degustado purinho...
Além de ser uma nova forma de incentivar crianças a comer brócolis....

Particularmente AMO esse prato.... fiquei até um pouco fanática a um tempo atrás e fiz de bertalha, espinafre, etc... mas o melhor sem dúvidas é o de brócolis....
OBS: Na foto acima a decoração foi feita c/ Duxelles de Champignon (já postado)

BATATINHAS AO MURRO



Ingredientes:

1 kg batatinhas (aquela que usamos para fazer em conserva)
QB sal
QB água
2 Col. sopa sal Grosso
2 Col. sopa Alecrim
150 / 200 ml Azeite ***

Modo de Preparo:

1- Lave bem as batatinhas, retire as partes machucadas e aquelas partes escuras que muitos chamam de "olho", raspe os brotos que porventura tiverem.
2- Em um panela grande, coloque água suficiente para cobrir as batatas e um pouco de sal. Cozinhe as batatinhas até que estejam cozidas. Escorra e reserve.
3- Coloque em uma assadeira as batatas e dê pequenos murros nela.... é isso mesmo, ou com a palma da mão ou com a mão fechada, dê pequenos murros, sem muita força. A intenção é que ela "abra" meio esparramada. Arrume as batatas já esmurradas em uma assadeira, regue com o azeite*** (essa quantidade de azeite pode ser inferior ou superior, o importante é que sejam bem regadas, e não só "sujinhas" de azeite), polvilhe o sal grosso e em seguida o alecrim e coloque em forno pré-aquecido por 30 minutos, ou até que fiquem douradinhas.
Sirva quente.
É um ótimo acompanhamento para carene, peixe e até mesmo frango
Veja a postagem Picanha no forno (rápida)....
Serve de 4 á 6 pessoas.

OBS: Pode ser feito com batatas normais também, neste caso trabalhe com as médias e veja a quantidade que vai usar por pessoa.

PICANHA NO FORNO (RÁPIDA)


Ingredientes:
1 Peça de Picanha, Miolo de Alcatra, Fraldinha, etc.... de +/- 1,5 kg ***
100 ml Mostarda Amarela
2 col. sopa Alecrim
3 col sopa Sal Grosso
4 Col. Sopa Manteiga / Azeite
QB Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
*** Só retire aquela gordurinha mole, que parece uma gosminha, não retire a gordura bruta, a não ser que venha em excesso, nesse caso retire só parte dela, a gordura é que é o melhor tempero.
1- Tempere a carne c/ a pimenta do Reino, 2 col. sopa de sal grosso e metade da mostarda. Deixe pegando gosto enquanto...
2- Em uma panela grande, que caiba o pedaço da carne sem dobrar, acrescente a gordura escolhida. Eu particularmente prefiro a manteiga, que deixa um gostinho bem mais gostoso.  Quando a gordura estiver BEM quente, com o auxílio de um garfo grande, coloque a carne com a gordura para baixo.
Nesse processo você vai selar a carne, que consiste basicamente em deixar ela toda dourada, com aquela casquinha crocante, mantendo todo o "suco" da carne dentro dela. Por isso, evite ficar mexendo, deixe dourar (mas sem queimar), vire, e assim sucessivamente.
3- Em um refratário, ou tabuleiro, coloque a carne selada e espalhe o restante da mostarda, regue com o caldo que se formou na panela, o sal grosso restante e polvilhe com o Alecrim.Coloque no forno pré-aquecido em temperatura média por 20 minutos.
4- Retire a assadeira, fatie a carne com o auxílio de uma faca bem afiada e regue com o caldo.
Rende de 4 á 6 porções
Sugestão de acompanhamento: Batatinhas ao murro e salada verde.

OBS: Gente é tão fácil de fazer que você vai acabar aposentando sua churrasqueira..
OBS 2: .Se você preferir ela mais ao ponto para bem, coloque por mais 5/10 minutinhos após fatiar no forno.
OBS 3: a ùltima que eu fiz, fiz com um miolo de alcatra maturado.... ficou inexplicável....

16 de nov. de 2011

BATATA INDIANA

Ingredientes:
1 kg de batata
1 un de cebola grande cortada em brunoise (NOMENCLATURA BÁSICA)
2 un dente de alho socados, picados ou espremidos.
QB Gengibre ralado ( +/-  o tamanho de uma noz moscada)
QB Azeite
1 colher chá de curry
1 colher chá de cominho em grãos
200 ml de leite de coco
100 ml de creme de leite homogeneizado

Modo de preparo:
1- Descasque e corte as batatas em rodelas de +/- 2 cm de espessura cada. Cozinhe em água e sal e reserve. Cuidado para não cozinhar demais, pois ela ainda vai ao forno c/ molho. Depois de escorrer, dê um choque térmico em água gelada para parar o cozimento.
2- Cubra um refratário grande com a batata.
3- Em uma panela, doure bem a cebola com o alho e gengibre no azeite, em fogo não muito alto. Quando estiver ficando douradinho, polvilhe o curry e o cominho, e refogue-os por 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente o leite de coco e o creme de leite, misturando bem, corrija o sal, só lembrando que as batatas já foram cozidas com sal.
4- Cubra as batatas com essa mistura e asse até elas ficarem douradas e o creme solidificar um pouco (cerca de 40 minutos, em temperatura média).
5- Acompanha bem carnes e aves.
Ótima sugestão de acompanhamento para Frango Indiano.... Escolha a sua receita.

Rendimento: 5 porções.

FRANGO INDIANO I

Ingredientes
1 kg Peito de frango
2 col. sobremesa rasa de Curry
1 col. sobremesa rasa de Canela em pó
10 un Cardamomo ***
1 un Cebola pequena cortada em brunoise (NOMENCLATURA BÁSICA)
2 un dente de Alho socado ou espremido
200 ml de Leite de Coco
1 col. sopa de Azeite
100 Ml de Creme de leite homogeneizado
1 molho de cheiro verde picado
QB Pimenta do reino
QB Noz moscada
QB sal

Modo de preparo:
*** Abra a semente do cardamomo e retire apenas os grãos,  reserve.
1- Limpe o frango e corte em cubos de +/- 4 cm. Tempere o frango com a canela, 1 col sobremesa rasa de curry, o cardamomo e uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Deixe por uma hora na geladeira para apurar o tempero. 
2- Em uma panela, acrescente o azeite e doure a cebola e o alho, quando estiver douradinho, acrescente o frango aos poucos neste refogado. Acrescente a noz moscada, o restante do curry, mexendo bem para o tempero não ficar concentrado. Normalmente com essa quantidade de frango, ele solta água, mas fique atento, se for necessário, pingue um pouquinho de água para não queimar o fundo. Deixe ele “cozinhando” no próprio tempero por uns 15 minutos.
3- Acrescente o leite de coco, corrija o sal e eventualmente o tempero á seu gosto. Deixe cozinhando por pelo menos mais 10 minutos, mexendo sempre.
4- Acrescente o Creme de leite, mexa bem. Apague o fogo e acrescente o cheiro verde.
Sirva com arroz branco ou arroz c/ açafrão e cardamomo e uma ótima sugestão é fazer como acompanhamento extra umas bananinhas da terra grelhadas.
Rendimento: 4 Porções

OBS: Qualquer prato com temperos diferentes, coloque o seu toque pessoal, não adianta seguir única e exclusivamente a receita, OUSE !!!!! Se achar que tem que colocar mais curry, canela, etc... faça á seu gosto.... Não fique 100% ligado somente nas quantidades escritas... crie....

FRANGO INDIANO II

Ingredientes
1 kg Peito de frango
11 dentes grandes de Alho Picados, socados ou espremidos
2 un Folhas de louro
1 col. café de Curry
1 col. sopa de Canela em pó
7 um Cravos da India
200 ml de Leite de Coco
1 col. sopa Óleo ou Azeite
1 molho de salsinha picada
QB Pimenta do reino
QB Noz moscada
QB sal

Modo de preparo:
1- Limpe o frango e corte em cubos de +/- 4 cm. Tempere o frango com 8 dentes de alho,  o louro e uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Deixe por uma hora na geladeira para apurar o tempero. 
2- Em uma panela, acrescente o óleo ou azeite e doure o restante do alho, quando estiver douradinho, acrescente o frango aos poucos neste refogado. Acrescente a canela, a noz moscada ralada, o curry e o cravo. Mexa bem para o tempero não ficar concentrado.
3-Tampe a panela e deixe o frango cozinhar em fogo médio por uns 15 minutos. Normalmente com essa quantidade de frango, ele solta água, mas fique atento, se for necessário, pingue um pouquinho de água para não queimar o fundo.
4- Retire as Folhas de Louro, e descarte. Adicione o leite de côco, corrija o sal, deixe cozinhando mais uns 5 minutinhos. Apague o fogo e acrescente a salsinha. 
Sirva com arroz branco e uma salada verde.
Rendimento: 4 Porções

OBS: Muitas vezes fica incômodo usar o cravo, pois ele vai para o prato e as pessoas tem que retirar. Uma solução é moer/triturar ele. No processador, jogue o cravo e triture até ele ficar menor, em pequenos fragmentos. Ou ainda, utilize o pilão.