Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

19 de out. de 2011

SALMÃO FRESCO COMO ESCOLHER? COMO LIMPAR?



Já conseguimos encontrar o salmão fresco em peixarias, mercados de peixe e em alguns supermercados que vendem ele inteiro ou cortado em postas ou lombo.
O salmão fresco não deve ter um cheiro intenso a peixe. A carne deve ser úmida e firme e ligeiramente elástica ao toque. E muito viva !!!! Isso vai diferenciar o frescos do peixe.
No caso de Postas, utilize para cozidos ou mesmo assada no forno. A preocupação ao chegar em casa é somente lavar , temperar e fazer o preparo que mais lhe agrade.
No caso do Lombo (ou Filé) muitas vezes eles ainda vem com umas espinhas compridas e finas que ficam profundamente entranhadas na carne.  Como retirar ?? Bem , primeiro, passe os dedos pela superfície do peixe para achá-las, é bem fácil...Para a retirada dessas espinhas, se você tiver habilidade pode ser com a mão, do contrário, compre uma pinça (daquelas de sobrancelha mesmo, mas deixe só para a cozinha... não utilize uma já usada)  é só puxar e ela sai inteira, faça com cuidado para evitar “machucar” muito a carne. Após isso, pode continuar o preparo.
No caso de comprar o peixe inteiro, peça para limpar e em primeiro lugar, corte a cabeça e o rabo, em seguida separe o peixe em dois,  ele vai ficar com dois lados, um com pele  e outro ande vão ter alguns resquícios de espinhas e vísceras, retire totalmente essa parte, deixando a carne totalmente aparente. Virando de lado:
Para retirar a pele de um lombo de salmão, introduza a faca entre a pele e a carne e “serre” com cuidado.Retire por completo.
A pele do Salmão é usada pela culinária oriental par afazer o sushi  / sashimi  e outros skin.
O Rabo e a Cabeça, devidamente lavados, viram um ótimo pirão ou Caldo de peixe, só lembrando que o salmão por sua tonalidade vai deixar o caldo ou o pirão coloridos.
Outra dica é : Retire a parte escura (mais amarronzada) ela é amarga, despreze....







Nenhum comentário:

Postar um comentário