Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

18 de ago. de 2011

MOQUECA ORIENTAL DE SHITAKE


Ingredientes:
3 colheres de sopa de Manteiga
2 Dentes de Alho muito picado ou espremido
1 Un Cebola Média
3 Un Tomate Concassé *** (Tutorial Gastronomia)
¼ Un Pimentão Amarelo
1 Molho Cebolinha Picado bem fininho
500 g de Shitake frescos
1 Col Sopa Azeite Extra Virgem
1 Col. Sobremesa de Shoyo
100 Ml Saquê ou Cachaça
QB Sal

Pré preparo:
1- Corte a cebola em brunoise (bem picadinho)
2- Corte o tomate em quadradinhos.
3- Corte o Pimentão em brunoise, ou retire a casca (Tutorial Gastronomia) e pique em cubinhos de +/- 2 cm.
3- Lave bem o Shitake, corte em tiras de 1 cm de largura. Use ele todo, inclusive o cabinho. Como usar essa parte: despreze a parte dura da pontinha. Corte o talinho em rodelas finas.

Modo de preparo:
1- Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue o alho até ficar douradinho, acrescente o shitake, tempere com o shoyo. Ele vai soltar um pouco de líquido, quando o shitake estiver Al dente, escorra o líquido, deixando reservado e flambe com o saquê. Reserve.
*** Não cozinhe demais o shitake, se não ele vai desmanchar, apenas refogue rapidamente.
2- Em uma panela, acomode o shitake, a cebola, o pimentão amarelo,o tomate, e metade da cebolinha picada, nessa ordem, acrescente o azeite e o líquido da cocção do shitake. Coloque ara cozinhar em fogo bem baixo por +/- 20 minutos, se necessário, pingue um pouquinho de água. Corrija o Sal e salpique com o restante da cebolinha. Sirva quente.

OBS: Inspirada na moqueca do meu amigo Mateus Rocha e na minha paixão pela culinária oriental, criei essa receitinha que fica excelente como entrada e até como prato principal. Sem falar que é linda!!!!!!!

Rendimento: 4 à 5 Porções
Sugestão: Utilize como acompanhamento arroz branco, ou use como entradinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário