Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

4 de abr de 2012

ASPARGOS FRESCOS COMO LIMPAR ? COMO ESCOLHER ? COMO UTILIZAR ?



Como Escolher :
Os Aspargos devem estar bem verdinhos e com os caules firmes Os de talos finos são mais saborosos.  Observe bem se a ponta (o broto) está machucada, melada ou amarronzada, isso é sinal que ele não está ideal para o consumo, lembre-se que come-se o caule e o brotinho, a parte mais bonita, que caracteriza o vegetal.
A época de colheita é de Agosto á Novembro (ele fica mais barato), mas você consegue praticamente em qualquer época do ano.


Como Limpar:
1- Lave bem e deixe de molho por 15 minutos em solução clorada, enxague em água filtrada.
2- Para limpar aspargos frescos, apenas corte uns 2 ou 3 centímetros da parte do caule (a ponta, pois normalmente é mais fibrosa e não cozinha bem)
3- Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada , limpe os aspargos . Segure os aspargos delicadamente , nas mãos , e comece a retirar uma casca bem fina do talo , sempre começando abaixo do broto (mantenha este intacto, sem descascar) , pois é uma parte muito delicada e macia .


Como Cozinhar:
Leve uma panela com água para ferver e acrescente um punhado de sal . Acrescente os aspargos limpos e deixe cozinhar por 1 minuto . Retire os aspargos da água e coloque em seguida em um recipiente com água e gelo , para dar um choque térmico e evitar que os aspargos passem do ponto e percam a cor . Quando esfriarem , retire os aspargos da água e reserve .
Para cozinhar, evitando que se desmanchem, você pode também amarrar com um barbante, fazendo um macinho com eles e cozinhe em água salgada. Para escorrer, desamarre os maços e coloque sobre um pano de pratos limpo (ou papel toalha).
Sempre Lembre que o aspargos deve ser servido al dente, logo, cozinhe apenas 1 minuto ou dois no máximo se ele for muito grosso (com mais de 2 cm de diâmetro)


Como Armazenar :
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas (ou ainda na embalagem original) por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias.Você deve guardar da maneira que chegou, sem lavar, só lave na hora/ dia que for utilizar, isso vai mante-lo por mais tempo.
Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e come-los logo. Só congele em último caso pois, apesar de manter suas propriedades, fica muito mole só servindo para cremes ou sopas.


Como Utilizar:
Você pode utilizar ele salteado na manteiga como acompanhamento, fazer um creme para os dias frios, utilizar cortadinho gelado em saladas ou ainda em massas e risotos.


Se você for servir aspargos como entrada, compre um quilo para 4 porções.
A água do cozimento do aspargo pode ser aproveitada para fazer molho, sopas ou suflês.
aspargo é muito indicado para pessoas que fazem dieta porque é pouco calórico.

2 comentários:

  1. obrigada pelas informações, tão completas e cuidadosas.
    acrescento: costumo também fazer o cozimento no vapor, que possibilita guardar bem na geladeira até consumo. sirvo também como acompanhamento passando na frigideira com tempero de shoyo, molho inglês e vinagre balsâmico. fica ótimo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miriam, em breve coloco algumas receitinhas também. Realmente com Balsâmico fica ótimo!!!

      Excluir