Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

26 de nov de 2012

FAROFA DE MIÚDOS DE PERU

Ingredientes:

Miúdos do Peru Limpos e/ou lavados.
1/2 Kg Castanha do Pará (picada grosseiramente)
200 g Uva Passa Branca
1 Un Cebola Grande
1 Un Cebola pequena ***
8 Un Dente de Alho***
1/2 Kg Farinha de Mandioca
100 g Bacon Magro (Cortado bem pequeno)
1/2 Molho Cheiro Verde bem picadinho
1 Litro Água
1 Cubinho Galinha
200 G Manteiga Ou margarina

Modo de preparo:
1- Existem vária maneiras de manipular os miúdos vou citar duas:
Corte em pedacinhos pequenos. Em uma panelinha refogue os miúdos em uma colher de sopa de manteiga e o caldo de galinha, vá acrescentando água até ficarem macios. Escorra, reserve.
OU

Coloque na panela de pressão a moela com 1 litro de água e a cebola pequena e dois dentes de alho inteiros e um cubinho de galinha. Deixe cozinhar (após pegar pressão) por 10 minutos. Desligue o fogo, tire a pressão e coloque o coração, cozinhe (após pressão) por 5 minutos. Desligue o fogo, tire a pressão e coloque o fígado, cozinhe sem pressão por 10 minutos. Pique todos em quadradinhos e reserve.
Bem as duas maneiras funcionam bem, mas a segunda deixa todos macios e com seus sabores mais característicos.. Já que da primeira você não separa por tempo de cocção... 
2- Vamos á farofa:
Pique , soque ou esprema seis dentes de alho. Corte uma cebola grande em brunoise (TUTORIAL GASTRONOMIA)
Coloque 2/3 da manteiga na panela. Acrescente o alho, e mexendo de vez em quando espere ele começar a dourar. acrescente a cebola picada, mexendo para não queimar. Aí é o segredo... quando a mistura de alho e cebola começar a espumar é a hora da farinha. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre, tempere com o sal e pimenta. Mexendo sempre até ela estar bem torradinha. (o ponto é quando você coloca na boca e ela tá bem crocante - cuidado para não queimara a língua). Desligue o Fogo e reserve essa  farofinha.
3- Adicione o restante da manteiga em uma panela. Doure os miúdos já cozidos juntamente ao bacon bem picadinho. Acrescente as passas e castanha e acrescente a farofa de alho e cebola já feita. Misture bem. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picadinho.

Sirva como acompanhamento do Peru de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário