Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

26 de out. de 2010

FUNGHI SECO - COMO LIMPAR, COMO HIDRATAR,COMO UTILIZAR?????

Para limpar e hidratar o funghi seco, existe uma técnica bem simples e que evita que sua família e/ou convidado sintam o desprazer de mastigar aquela areiazinha enquanto saboreiam o prato tão carinhosamente preparado por você.
Vamos lá então:
1- Quando compramos funghi, principalmente o á granel, ele vem cheio de uma areiazinha... como tirar?? bem simples... Deixando de molho em água .
PROCESSO 1 - Com calma:
Digamos que me planejei para preparar o prato um dia antes.... O ideal é deixar ele dormir de molho na água de um dia para o outro. Deve se usar uma panela alta, para que seja mais fácil retirar as impurezas. Ele deve ficar na geladeira, mas vc também pode deixar à temperatura ambiente, por até 15 HORAS(o funghi azeda se não for refrigerado depois de um tempo!!!!) De manhã, a água deve ser trocada por 3 ou 4 vezes, de meia em meia hora.
COMO TROCAR A ÁGUA: Essa parte é super importante, pois dependendo da forma que vc fizer a areia vai junto e não adianta. A Maneira certa é não escorrer, mas sim pescar, com uma escumadeira, sem tocar o fundo, assim vc deixa as impurezas.
Troque a água de três a quatro vezes, a primeira sai muito escura, igual á uma tintura e vai clareando á medida que vc troca.Depois é só pescar uma última vez e deixar em uma peneira para escorrer o restante do líquido. aí é só usar.
PROCESSO 2: Com pressa:
Resolvi usar o funghi para o almoço ou jantar e esqueci de hidratar.... Calma, tem solução, mas o processo é quase igual, a diferença é que a água que vc vai utilizar tem que estar morna á quente. Isso vai acelerar o processo, e em vez de trocar a água de meia em meia hora, vai ser de 15 em 15 minutos.

Como utilizar o funghi: Selecionei algumas receitas que vc pode ler nesse link, massa, carne ou um bom creme para tomar nas noites frias. Bom proveito!!!!

Se vc comprar só ele seco, normalmente os vendidos em saquinhos de 100 g já vem limpos, então é só hidratar com água morna.

Para armazenar:
O funghi limpo e escorrido dura +/- 3 dias na geladeira, se vc quizer uma durabilidade maior, coloque ele de molho em vinho tinto logo após a segunad troca de água. Eu particularmente não gosto, pois perde um pouco do paladar.
O funghi seco pode ser quardado por até 6 meses, em ambiente seco e bem embalado.

2 comentários:

  1. Oi Alessandra! Gostei das suas dicas, obrigada por compartilha-las! Me diz uma coisa: vc tem algum a marca de funghi que indique? Comprei da Savitar, Porcini italiano... mas, veio com tanta areia que tenho vontade de descartar...

    ResponderExcluir
  2. Compro o chileno normalmente, todos vem com bastante terra, mas tem umas marcas em potinhos plásticos (e bem mais caras) que vem mais limpos.... realmente a primeira lavada assusta.

    ResponderExcluir