Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

18 de out. de 2012

PERNIL COM ALECRIM



Ingredientes:

1 Kg PerniL (Com ou sem osso)
1 Un Cebola Grande
4 Un Dente de Alho
QB Sal.           
300 Ml Vinho Branco Seco       
½ Molho Alecrim Fresco
1 col. Sopa Azeite
2 col. Sopa Manteiga
1 Litro (ou qb) Água     

Modo de Preparo:                               

1- Bata a cebola (picada grosseiramente) e os dentes de alho com o azeite. Faça uma marinada com o tempero batido, sal, metade do alecrim e o vinho. Deixe o Pernil temperando por 2 horas (vire de vez em quando)

2- Coloque a manteiga em uma panela larga e espere derreter bem. Coloque o Pernil sele ele (deixe criar uma capinha dourada em todos os lados, vire até que esteja todo dourado). Regando com a marinada (retire o alecrim) e com a água

***só pingue a água, sempre que estiver secando . Não coloque tudo de uma vez!!!! Coloque aos poucos. 

Acrescente o restante do alecrim.

3- Vá virando aos poucos e regando até que esteja bem dourado.  

4- Corte em fatias finas. Retire o osso. No fundo que foi criado na panela, adicione um pouco de água (+/- 300 ml e deixe ferver bem até reduzir pela metade)

5- Coloque no forno (se ainda estiver cru por dentro) e regue com o caldo feito.

Rendimento: 4 á 6 Porções

OBS: Esse pernil também pode ser feito na pressão, mas para ele ficar douradinho siga todo o passo á passo:

1- Coloque na panela de pressão o Pernil, o alecrim (2/3) a cebola e alho (batidos) e sal. Cubra com água e coloque todo o vinho.

2- Coloque na pressão por 40 minutos á 1 hora (até que esteja macio).

3- Escorra o líquido e ****reserve. Retire o pernil.

**** Essa parte é opcional, mas vai dar mais sabor ao seu prato !!!!

Retire o alecrim do caldo de cozimento e bata o restante no liquidificador. Coloque em uma panela e deixe reduzir até a metade. Reserve.

4- Derreta a manteiga em uma panela larga e coloque o pernil, virando sempre até dourar bem. Pingue água (300 ml)  quando estiver secando (substitua a água pelo caldo de cozimento batido)

Acrescente o alecrim restante e vá virando até que esteja todo dourado ou acabe o líquido. Fatie e sirva quente.

Sugestão de acompanhamento: Batata assada com alecrim./ Goiaba Spicy

Nenhum comentário:

Postar um comentário