Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

14 de set. de 2010

RISOTO DE RABADA .

2 kg de rabada

4 cebolas medias

5 dentes de alho

3 tomates sem pele e sem sementes

1 molho cheiro verde

2/4 tablete de manteiga sem sal gelada

5 col sopa de azeite

150 g de parmesão ralado

1 molho de agrião

Qb sal

Qb pimenta do reino

400 g de arroz arbóreo

Qb água

Modo de preparo:

Para rabada: Retire o excesso de gordura da rabada, tempere com dois dentes de alho socados. Coloque a rabada em uma panela de pressão, deixe selar, acrescente duas cebolas inteiras e água. Deixe cozinhar por uma hora e meia ou até que esteja soltando do osso. Coloque na geladeira por duas horas para retirar o excesso da gordura. Reserve o caldo (se quiser mais sabor bata o caldo no liquidificador para aproveitar a cebola e o alho). Desfie a rabada, reserve.

1- Corte duas cebolas e três dentes de alho bem picados, pique o cheiro verde, reserve.

2- Agrião: Depois de bem lavado, separe as folhas dos talos. Reserve as folhas e pique o talo bem fininho, desprezando as extremidades mais duras, reserve.

3- Em uma panela coloque três colheres de azeite e refogue a cebola e o alho , quando estiver bem douradinho acrescente o tomate, o talo do agrião picadinho e metade do cheiro verde, refogue mais um pouco e acrescente o arroz, refogue um pouco e comece a adicionar o caldo da rabada, corrija o sal e pimenta e acrescente a rabada, vá regando com o caldo até dar o ponto, se necessário adicione um pouco de água. Quando estiver no ponto, desligue o fogo, acrescente o parmesão, as folhas do agrião, a manteiga e misture, para finalizar coloque o restante do cheiro verde e regue com o restante do azeite, misture e sirva bem quente.

Rendimento : 6 porções

Um comentário:

  1. Sobrou um pouquinho.... guardei na geladeira e no dia seguinte enrolei e empanei com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca.... virou um bolinho de arroz fantástico!!!!!

    ResponderExcluir