Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

13 de jun. de 2011

SOPA DE AIPIM COM COSTELA SUÍNA

Ingredientes:
1 kg aipim
2 Dentes de alho descascados
100 ml Creme de leite Fresco
Sal e Pimenta à gosto
1 Un Tomate Sem sementes
½ Un Cebola Média
¼ Molho Salsa
QB Azeite.

Para a Costela
1 kg Costela Suína
2 Litros de Água
1 Cebola Grande
4 dentes de alho
QB Azeite
Qb Sal

Modo de Preparo:

Costela:
1-Em uma panela de pressão coloque a costela, a cebola cortada grosseiramente, o alho (pode ser inteiro mesmo) e um pouco de sal. Cozinhe por 20 Minutos (depois de dar pressão). Retire a costela, reserve. O caldo pode ser usado para cozinhar o aipim. (pode ser utilizado imediatamente batido ou da forma a seguir) Como a Costela é uma carne muito gorda, você pode pegar o caldo, colocar em uma vasilha alta e colocar no freezer por 2 ou 3 horas, a gordura vai subir e fica fácil retirar. Bata o restante no liquidificador e use para cozinhar o aipim.
2-Desfie a Costela, e em uma frigideira aqueça um fio de azeite e frite aos poucos metade da costela desfiada. Frite até ficar bem sequinha, aos poucos. Se quiser, retire o excesso de gordura com um papel toalha. Reserve.

Aipim:
1- Descasque o aipim e corte em pedaços pequenos. Pique a cebola bem pequeno, soque o alho e pique o tomate bem pequeno (utilize sem as sementes e se preferir use o tomate concassé (como fazer no blog tópico BATE PAPO # NOMENCLATURA BÁSICA.), reserve todos.
2- Em uma panela coloque o aipim cortado, uma pitada de sal e o caldo da costela, deixe cozinhar até o aipim ficar bem macio, se necessário coloque mais água.
4- Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador: metade do aipim com salsa e a água do cozimento aos poucos para não ficar muito ralo. Reserve.O charme dessa sopa são os pedaçinhos, mas se preferir, bata tudo.
5- Em uma panela, Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o tomate, quando estiverem bem refogados, acrescente a metade da costela desfiada que não foi frita e refogue bem. Acrescente o aipim batido e a outra metade, tempere com o sal, a pimenta, prove e quando estiver bom de sabor, acrescente o creme de leite, reserve.
6- Decore a sopa com a Costela desfiada por cima.

OBS: O Creme de leite fresco não talha quando ferve!!!!!
OBS 2 : Deixe sempre para temperar por último para evitar que fique salgado demais.
OBS 3: Se for servir em porções individuais salpique um pouco de salsinha ou cebolinha picada por cima.

Rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário