Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

18 de mar. de 2017

SALMÃO COM CARAMBOLA






Ingredientes:

500g Lombo Salmão (pode ser filé, mas o ideal é que esteja com a pele)
Qb Azeite
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino

Molho

2 Col. Sopa de Mel
2 unidades de Carambola Madura
10 ml Conhaque (opcional)
Qb Azeite

Pré-Preparo:

1 - Tempere o peixe com o Sal e Pimenta. Reserve. O ideal é que o peixe esteja descongelado, até para pegar mais sabor. Corte em dois pedaços.

Molho:

1 - Lave a Carambola.
2- Corte em fatias finas de mais ou menos 1 cm.
3- Em uma frigideira, aqueça um fio de Azeite, acrescente a carambola. Regogue rapidamente, mexendo com cuidado para não desmanchar. Acrescente o conhaque. Provavelmente não vai ser possível flambar pela quantidade de líquido que a fruta solta. se quiser flambar, acrescente o conhaque logo em seguida da carambola, Refogue por dois minutinhos.
4 - Acrescente o Mel, deixe ferver. Reserve.

Modo de Preparo:

No Forno

1 - Pré Aqueça o forno em temperatura média.
2 - Regue um Tabuleiro com Azeite, coloque o Peixe cortado (com a Pele para Baixo) Regue com Azeite, coloque um papel alumínio cobrindo ele para evitar que fique muito ressecado.
Na realidade, ultimamente tenho feito direto no Forno. O Salmão é mega rápido e não acho que o papel alumínio faz tanta diferença. mas se você gosta dele com o miolinho mais rosado indico fazer na frigideira. vou explicar logo abaixo.
O tempo de forno depende da altura do Salmão, lombo em torno de 30 minutos, filé um pouco menos. Uma dica para saber se ele está cozido é dar um cortezinho na superfície e apertar, quanto mais líquido sair, menos cozido está. Ele fica douradinho.
3 -  Depois de Cozido. Sirva com o Molho.

Na Frigideira

1 - Pré aqueça a frigideira, em seguida o azeite, só um fio.
2 - Vamos primeiro selar o Salmão. Coloque o Salmão com a parte da pele em contato com a frigideira. O ideal é deixar por 1 minuto e meio, ou dois, de cada lado. Ele fica bem douradinho. Se você gosta dele mais bem passado, o ideal é deixar um pouco mais, depois desse tempo,  no fogo baixinho.Ou ainda finalizar no forno. po mais uns cinco a dez minutinhos após do forno aquecido em temperatura média.
3 - Depois de grelhado, Sirva com o Molho.

OBS: Se resolver aumentar a receita, cuidado com a quantidade de mel, ela não é proporcional. O ideal é provar até ficar do seu gosto.
Esse prato fica lindo e realmente gostoso. Uma ótima opção para sair do tão batido salmão ao molho de maracujá.

Sugestão de Acompanhamento: Arroz de Castanha
Rendimento: 2 Porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário