Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

3 de ago. de 2012

CANJIQUINHA COM COSTELINHA (BÁSICO)

Ingredientes:
250 g Canjiquinha de Milho Amarela
500 g Costelinha Salgada (pode ser substituída por lombo salgado ou usada meio á meio)
200 g Bacon (de preferência Magro- pouca gordura e muita carne)
3 un Tomate Médio
2 un Cebola Média
8 un dente de Alho
1 molho Cheiro Verde
Qb Azeite
QB Sal
QB Pimenta do Reino
QB Água

Pré-Preparo:
1- Primeiro dessalgue a costela de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 4 vezes.
2- Coloque na Pressão por 20 Minutos. Escorra e reserve o líquido do cozimento.
3- Desfie a costela, desprezando o osso, e reserve.
4- Corte a cebola em Brunoise (TUTORIAL DE GASTRONOMIA), o tomate corte igual, retirando as sementes, a retirada da pele é opcional.(TOMATE CONCASSÉ- TUTORIAL GASTRONOMIA)
Amasse, soque ou pique os dentes de alho, lave bem o cheiro verde e pique a salsa bem grosseira e a cebolinha bem pequena. Reserve todos separados.
5- Corte o bacon em quadradinhos. Frite o bacon em sua própria gordura, escorra e coloque sobre uma ou duas folhas de papel toalha para ficar bem sequinho. Reserve.
OBS: O processo com o lombo é igual, a diferença básica é que antes de dessalgar , deve-se cortar em cubos.

Modo de Preparo:
1- Cozinhe a canjiquinha na água de cozimento da costela, até que fique bem macia, se necessário, acrescente um pouco mais de água. Ela incha bastante, então use uma panela alta. O cozimento dela é basicamente igual ao angú, logo deve ficar mexendo quase sempre para que não grude no fundo.
2- Em uma frigideira ou panela, refogue o alho e a cebola no azeite, quando estes estiverem dourados, acrescente a costela e refogue bem, tempere com sal e pimenta á gosto e acrescente o tomate. ***
3- Misture á canjiquinha já cozida a carne temperada, mexa bem até começar a ferver. Corrija o sal e a pimenta e acrescente o cheiro verde picado.
4- Sirva bem quente decorado com o bacon.

Rendimento: 6 á 8 porções

*** Eu gosto do tomate visível, logo não refogo muito ele, se preferir, antes de acrescentar a costela no refogado de cebola e alho, acrescente o tomate, deixe refogar bem e depois acrescente a costela.

OBS: Se você for usar o lombo, corte em quadrados de +/- 2  cm e cozinhe um pouco menos na pressão para não desfiar demais, e use-o em cubinhos mesmo. Não há necessidade de desfiar nesse caso.
OBS 2: Você pode servir em mini combucas decoradas com bacon e salsa, ou ainda com uma arrumação diferente.
OBS 3: Misturar a canjiquinha com o refogado de costela é OPCIONAL, se preferir, sirva a canjiquinha com o refogado por cima e decorado á seu gosto.

Se preferir uma receitinha mais elaborada procure Canjiquinha com Costelinha TOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário