Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

7 de ago. de 2012

MASSA BÁSICA PARA EMPADA, TORTAS ETC...

Ingredientes:

200 g Manteiga ou margarina
400 g Farinha de trigo sem Fermento

Modo de preparo:

1- Misture os dois até soltar da mão, se necessário, utilize um pouquinho mais de manteiga ou farinha.
O ponto dessa massa é soltando da mão mesmo, a massa fica brilhosa, mas não muito oleosa.
Você pode preencher a forma com a mão mesmo, sem necessidade de abrir com o rolo.

Essa massa é aquela que esfarela... super fácil de fazer e pode ser armazenada por até 5 dias na geladeira.
Armazene em saco plástico ou papel filme. Essa massa não cresce.
Não deve em hipótese nenhuma molhar a massa, então acondicione bem.
Essa é minha massa preferida, uso para tudo: empada, empadão, quiche, torta de banana, etc... pois além de fácil é muito rápida e prática.
Os recheios ficam á seu critério, e essa massa não tem necessidade de furar, nem de pré assar. É só rechear e colocar no forno médio pré-aquecido.
Só não esqueça que de pincelar a gema por cima (no caso de tortas cobertas e empadas).
Essa quantidade de massa é suficiente para uma forma redonda de fundo removível média.

Dica 1:
Trabalhar a massa em temperatura ambiente é mais fácil.... no caso de sobra, ou armazenamento em geladeira, tire meia hora antes de manipular.

Dica 2:
Na hora de fazer a tampa do empadão/empada, espalhe a massa em cima de um papel filme ou saco plástico (daqueles transparentes) aberto. Abra a massa e use a superfície plástica para ajudar a transportar a massa aberta e cobrir. Feche e aperte as laterais, retirando o excesso de massa ou tampando buracos que por ventura fiquem abertos. Não se preocupe em deixar a massa lisa, na hora de pincelar fica mais fácil. Para deixar a superfície bem lisa, ao invés de pincelar com o pincel, coloque a(as) gema(s) em uma vasilha e bata, e espalhe com os dedos por cima da massa, arrumando e "alisando" a superfície.

Dica 3:
Vai fazer uma empada doce??? ou ainda massa de torta doce?? acrescente uma pitadinha de canela, ou ainda noz moscada, a massa fica com um gostinho delicioso.

Dica 4:
Coloque a criançada pra fazer a massa.... é um ótimo programa pra fazer em família...

Nenhum comentário:

Postar um comentário