Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

3 de ago de 2012

CANJIQUINHA COM COSTELINHA TOP


Ingredientes:
250 g Canjiquinha de Milho Amarela
200 g Costelinha Salgada
200 g Lombo Salgado
500 g Costela Defumada
150 g Carne Seca (charque ou Jerked Beef - NÃO SERVE P.A.)
3 un Tomate Médio
2 un Cebola Média
8 un dente de Alho
1 molho Cheiro Verde
1 Col. Sopa de manteiga ou Margarina.
Qb Azeite
QB Sal
QB Pimenta do Reino
QB Água

Pré-Preparo:
1- Primeiro dessalgue a costela (salgada) de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 4 vezes.
Corte o lombo em pedaços de +/- 2 cm, deixe dessalgar de um dia para o outro e reserve.
Deixe a carne seca de molho em água também, mas mantenha inteira e reserve.
2- Coloque na Pressão por 20 Minutos. Escorra e reserve o líquido do cozimento. Se necessário, coloque a carne seca novamente na pressão, ela deve ficar "desmanchando". reserve todos separadamente.
3- Desfie a costela, desprezando o osso, e reserve. Desfie a Carne seca e reserve separadamente.
4- Corte a cebola em Brunoise (TUTORIAL DE GASTRONOMIA), o tomate corte igual, retirando as sementes, a retirada da pele é opcional.(TOMATE CONCASSÉ- TUTORIAL GASTRONOMIA)
Amasse, soque ou pique os dentes de alho, lave bem o cheiro verde e pique a salsa bem grosseira e a cebolinha bem pequena. Reserve todos separados.
5- Frite a carne seca desfiadinha na manteiga, até ficar BEM torradinha. Deixe escorrer em uma ou duas folhas de papel toalha e reserve.
6- Afervente a costela defumada, reservando o líquido do cozimento e corte em quadradinhos, retirando os ossos e cartilagens.

Modo de Preparo:
1- Refogue as carnes salgadas com exceção da carne seca em uma colher de azeite e acrescente a água de cozimento das mesmas. Cozinhe a canjiquinha até que fique bem macia, se necessário, acrescente um pouco mais de água. Ela incha bastante, então use uma panela alta. Mexa sempre, para não grudar no fundo. Tempere com sal e pimenta e acrescente a cebolinha picada. Reserve.
2- Em uma frigideira ou panela, refogue o alho e a cebola no azeite, quando estes estiverem dourados, acrescente a costela defumada cortada em cubos e refogue bem, tempere com sal e pimenta á gosto e acrescente o tomate. *** Corrija o sal e a pimenta e acrescente a salsa picada.Reserve.
4- Sirva bem quente da seguinte forma: Em uma combuca coloque a canjiquinha bem quente, por cima coloque o refogado de costela defumada. Decore com a carne seca bem sequinha e sirva.

Rendimento: 8 á 10 porções

*** Eu gosto do tomate visível, logo não refogo muito ele, se preferir, antes de acrescentar a costela no refogado de cebola e alho, acrescente o tomate, deixe refogar bem e depois acrescente a costela.

OBS: Dica para manter a carne seca bem quentinha, antes de servir, aqueça no microondas por 30 segundos entre duas folhas de papel toalha, isso vai deixar ela ainda mais sequinha e quente.

ótima ideia para surpreender com um prato bem basicão, mas apresentado de forma mais elaborada.

Se preferir uma receitinha mais básica procure Canjiquinha com Costelinha (Básico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário