Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

20 de ago. de 2012

MINI PÃO DE FUBÁ COM RECHEIO CARNE SECA C/ CATUPIRY

Ingredientes:

Pão:
3 Tabletes de Fermento biológico (45 g cada)
1 Xícara de chá leite Integral Morno
100 g (meia Xícara chá) Manteiga Derretida
2 Col. Sopa Açúcar
2 Ovos
2 Col. Chá rasas de Sal
3 Xícaras (Chá) Farinha de Trigo sem fermento
2 Xícaras (Chá) Fubá
1 Gema para Pincelar

Recheio:
200 g Carne Seca (Charque largarto) Dessalgada e Desfiada
1 Un Cebola Pequena
200 G Catupiry (redondo) ou requeijão BEM consistente.
2 Col. Sopa Manteiga ou Margarina

Modo de preparo:

Recheio:
1- Corte a cebola em Brunoise (TUTORIAL GASTRONOMIA).
2- Com uma faca bem afiada, pique a carne seca já salgada e desfiada até que fique bem pequena.
3- Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente, acrescente a carne seca bem picada e refoque bem.
4- Desligue o fogão, espere esfriar um pouco e misture o requeijão na própria panela, até que forme uma pasta homogênea. Coloque na geladeira em um potinho com tampa, ou bem vedado por 1 hora pelo menos para pegar consistência.


Pão:
1- Em uma tigela, dissolva o fermento, o leite no leite morno.
2- Junte a manteiga, o Açúcar , os ovos e o sal e misture bem.
3- Acrescente a Farinha de Trigo e o Fubá (previamente peneirados) aos poucos, mexendo até incorporar bem e soltar das mãos. (se necessário, utilize mais um pouco de farinha de trigo, não utilize fubá, pois esse deixa o pão mais seco).
4- Cubra com um pano limpo e deixe descansar até dobrar de volume.


Faça Bolinhas com a massa (do tamanho de um brigadeiro) e recheie cada uma delas com 1 col. chá do recheio. Cubra e deixe descansar novamente por cerca de 30 minutos.
2- Pincele a gema e leve ao forno médio-alto (200º) por 30 minutos ou até dourar. Sirva quente.

Rendimento: Em torno de 30 pãezinhos

OBS: Para Facilitar, faça bolinhas com o recheio antes de colocar na massa. O recheio fica consistente o suficiente para isso., por isso utilize o requeijão redondo ou um mais consistente possível, os requeijões de copo ficam MUITO moles e atrapalha a confecção. E muito importante: Sempre respeite o tempo de descanso na geladeira, se você sentir que o recheio está muito mole, mantenha mais tempo refrigerado.

OBS 2: Uma maneira mais simples de fazer é um pão maior recheado, para isso, utilize um filme plástico ou um saco transparente (daqueles que vem no rolinho).
Modo de fazer:
Quando a massa dobrar de volume, espalhe parte dela sobre a superfície plástica (saco fechado - você vai usar o saco para facilitar o manuseio), coloque o recheio no centro, (para isso , modele ela tipo um salame, na mão mesmo), envolva-a com a massa do pão e retire o excesso, inclusive das laterais (como se estivesse fazendo um rocambole, mas com uma volta só). acomode na assadeira, pincele e coloque no forno no mesmo tempo. Na hora de servir é só fatiar.

OBS 3: Esse recheio pode variar, já fiz com frango e alho poró e linguiça calabresa e muçarela, o maior segredinho,para dar a liga é o requeijão que sempre deve ser usado... mas em todos os casos, o mais consistente possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário