Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

29 de out. de 2010

ROUX CONHECE????

Já ouviu falar do roux???
Bom resolvi escrever um tópico só para ele, fiz algumas pesquisas e fiquei impressionada...Como uma coisa tão importante pode ser deixada de lado???? Vou fazer o meu papel e divulgar o ROUX.. aí vai:
Basicamente é uma preparação básica cremosa, é um dos caldos básicos ou fonds de cuisine. Seu nome deriva da palavra latina russus, significando avermelhado. O roux pode ser claro, dourado ou escuro- em francês blanc, blond ou brun dependendo do tempo da fritura da farinha.

Mais técnica:
Roux é a mistura de farinha de trigo e gordura que se usa como base para muitos molhos básicos: molho bechamel, molho espanhol, molho velouté e outras preparações. A gordura pode ser manteiga, algum azeite vegetal ou margarina, ( o mais usado é a manteiga, eu , particularmente só uso manteiga ou margarina). A elaboração é muito básica e depende da aplicação final do Roux, deixa-se ferver a matéria gordura e quando esteja bem quente se acrescenta pouco a pouco a farinha tentando evitar a formação de grumos (aquelas bolinhas, caroços). É um molho base para a elaboração de outros molhos mais complexos, ou inclusive base para sopas ou cremes, principalmente de origem francesa.
Elaboração
O processo de elaboração consiste em derreter suavemente a manteiga e agdicionar a farinha lentamente até formar uma mistura homogênea e lisa, usa-se normalmente um FUET (vulgarmente conhecido como batedor de ovos, ou simplesmente batedor) ATENÇÃO: se usar panela de alumínio, use fuet de polietileno ou silicone, se usar alumínio com alumínio o molho fica cinza e com um gosto estranho, é claro que não se usa fuet de metal em panela de teflon!!!! Para esse tipo de preparo de Preferência à panelas que não sejam de teflon, o resultado é melhor.)
Cozinha-se o tempo determinado de acordo ao tipo de roux que vc quer, e até conseguir que o amido contido na farinha se transforme em dextrina, um componente que tem a qualidade de unir o líquidos.
Tipos de Roux
Em todos os tipos de roux se emprega a manteiga e farinha (na mesma proporção), primeiro se derrete a manteiga, e depois se adiciona a farinha até que a mistura perca o sabor da farinha. A partir deste momento o roux pode ser de três tipos:
Roux Branco: Cozimento da mistura manteiga/farinha 2-3 minutos. Na preparação deste roux tem que se tomar cuidado para que a farinha não tome cor alguma. Utiliza-se para engrossar molhos brancos, como o bechamel, pode ser utilizado também na preparação do Fricassé de Frango por exemplo..
Roux Dourado: Cozimento da mistura manteiga/farinha 4-5 minutos até que adote uma cor dourada. É utilizado em molhos claros, como a velouté. Às vezes denomina-se também Roux amarelo.
Roux Escuro: Cozimento da mistura manteiga/farinha 6-8 minutos até que a mistura tenha atingido uma cor marrom escura ( cuidado para não queimar). Útil para molhos escuros, como o demiglace, e o madeira. Às vezes denomina-se também como Roux tostado ou Roux moreno.
Quanto mais claro o roux, mais ele engrossa um líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário