Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

4 de jul. de 2011

ARROZ A PIAMONTESE ADAPTADO

Ingredientes:
3 Xícaras Arroz
4 Dentes de alho Socado ou espremido
1/4 cebola média bem picadinha
QB água
Qb Sal
1 Col. Sopa Azeite ou óleo
200 G Queijo Parmesão Ralado
Para o Molho:
3 Col. Sopa farinha de Trigo
1 Copo (250 Ml) Leite
4 Dentes de Alho Socado ou espremido
1/2 Un Cebola Média cortada bem pequena
1 Copo (250 Ml) água
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino
200 G Queijo Parmesão Ralado
2 Col. Sopa (Cheias) Manteiga

Modo de preparo:
1- Arroz: Uso um método diferente para o arroz... ele fica bem soltinho... veja como é fácil:
Lave o arroz até que a água saia transparente, depois deixe os grãos de molho em água por meia hora, escorra e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho, e em seguida a cebola até esta ficar transparente, refogue o arroz junto e coloque sal, +/- 1 col. chá. Coloque água suficiente até que fique +/- 2 cm acima do arroz, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até secar a água, prove, se necessário, coloque mais um pinguinho de água, quando estiver no ponto, deligue o fogo e deixe a panela tampada por uns 5 minutos.
2 - Molho:
Em uma panela alta, coloque a manteiga e espere derreter e doure o alho e a cebola. Quando estiverem bem douradinho, acrescente o leite.
Dissolva a farinha de trigo na água fria, misturando até ficar homogêneo, coloque essa mistura na panela.e mexendo sempre espere até engrossar bem. Tempere com Sal e pimenta. Prove e veja se perdeu o gosto de farinha crua, do contrário, deixe cozinhar mais um pouco, mexendo sempre, e se necessário, colocando um pouquinho mais de água. Quando estiver sem o gosto de farinha crua, desligue o fogo e espere esfriar um pouco.(Ele fica com a consistência parecida com a de um mingau.)
Bata no liquidificador com o queijo ralado, reserve.
3- Solte o Arroz e se necessário, transfira para outra panela. Regue com o molho e misture bem, deixe aquecer em fogo médio até esquentar bem. Sirva quente com o queijo parmesão polvilhado.

Rendimento: 6 á 8 porções
Obs: Para esse prato, pode-se utilizar aquela sobra de arroz que está na geladeira.
Originalmente esse prato é feito de forma diferente, mas essa é uma solução boa e barata pra fazer aquele almoço do fim de semana.
Acompanha bem carnes e aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário