Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

9 de mar de 2012

CALDO DE MOCOTÓ


Ingredientes:
3 kg Mocotó cortado
500 Gramas Bacon Magro
300 Gramas Cenoura
300 Gramas Batata
350 Gramas Cebola (2 unidades Grandes)
40 Gramas Alho (8 Dentes)
1 Molho Cheiro Verde
150 Gramas Linguiça Calabresa
1 col. sopa Azeite
Qb Água
Qb. Sal
2 Folhas Louro
2 Un Limão

Pré-Preparo:
1- Mocotó: Lave bem o Mocotó, de Preferência com uma escovinha, ou na falta desta, lave MUITO BEM EM ÁGUA CORRENTE e esfregue c/ 1 limão. Deixe o mocotó já lavado de molho em água c/ limão por 1 hora (pelo menos) Lave novamente e coloque o Mocotó para ferver. Escorra a água e reserve. (TUTORIAL GASTRONOMIA)
2- Corte as linguiças em rodelas e depois em 4.
3-Corte o Bacon em quadradinhos pequenos.
4- Lave o cheiro verde e corte ele todo, inclusive os talinhos
5- Descasque e corte a cenoura e a batata em quadradinhos pequenos.
*** Lembre de colocar a batata na água para não escurecer.
A retirada da casca da cenoura é opcional.
6- Corte 1 das cebolas em Brunoise (NOMENCLATURA BÁSICA) , a outra corte só descasque. Reserve ambas separadas. Amasse / soque / pique os dentes de alho.

Modo de Preparo:
1- Coloque o mocotó já aferventado na panela de pressão por pelo menos 2 horas, com o louro, a cebola inteira e metade do alho. e um pouquinho de sal (coloque bastante água !!!!!) Se sua panela de pressão for muito pequena, diminua a receita pela metade ou ainda :
Faça em duas partes ou deixe o mocotó ferver bastante (pelo menos 4 horas na panela normal e finalize na pressão. Quanto mais ela cozinhar, mais vai diminuir de tamanho.
2- Quando o Mocotó estiver literalmente desmanchando, escorra (reservando o caldo, com cebola cozida, só não esqueça de desprezar o louro), e retire o osso. (descarne o mocotó, com a mão mesmo ou c/ o auxílio de um garfo ou faca), só lembre que ele faz uma lambança.... Corte as partes maiores em quadrados pequenos. e bata Metade da Carne com o caldo reservado..
3- Em uma panela alta, doure o bacon, e a linguiça na própria gordura, reserve, na mesma panela, com a gordura do bacon e da linguiça, acrescente o azeite e doure o alho e a cebola. refogue a cenoura e a batata e adicione o caldo batido.Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.
4- Quando a batata e a cenoura estiverem quase no ponto, acrescente o mocotó picado, o bacon e a linguiça fritas e metade do cheiro verde. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Corrija o sal e finalize com o restante do cheiro verde picado.

Rendimento: 4 á 6 porções ou até 25 mini porções.
OBS: Se for fazer para congelar, evite colocar a batata.
Você pode porcionar em 200 ml ou em potinhos e congelar, descongele por 1 minutinho no microondas. Para ficar mai saboroso, retempere c/ cebola e alho o caldinho na hora de comer, pois quando congelado, ele pode perder um pouco o gostinho de tempero.
Sirva c/ Torradinhas e Para finalizar você pode polvilhar alho frito

Nenhum comentário:

Postar um comentário