Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

21 de dez. de 2010

COUSCOUS DE CARNEIRO (TUNÍSIA)

1/2 Kg Couscous Marroquino
500 Ml Azeite de Oliva
2 Un Cebola Picada
1 Kg carne de Cordeiro Picada em cubos de 3 cm
350 G Molho de Tomate Refogado (pode usar extrato de tomate, mas com o molho fica mais leve.)
1 Col. chá de Molho de Pimenta
1 Xíc. Chá Grão de bico (já de molho de um dia pro outro)
4 Un Cenoura cortada em cubinhos
1 Un Pimentão cortado em cubinhos
2 Un Batata cortada em cubinhos
Qb Sal
QB Pimenta do Reino

Modo de preparo:
1- Coloque o couscous em uma tigela grande e acrescente1/2 copo de água morna,  1/2 copo de azeite de oliva extra virgem ( +/- 150 Ml), sal e pimenta do reino. Deixe hidratar por +/- 5 minutos e solte os grãos com a mão, reserve.
2- Tempere os pedaços de carne com sal e pimenta, reserve.
3- Refogue a cebola no azeite restante até ficar transparente, acrescente a carne e frite até ficar douradinha. (dica, se a panela for pequena, vá colocando aos poucos, pois se colocar tudo de uma vez vai cozinhar ao invés de fritar). Acrescente o molho de tomate, o molho de pimenta e mexa por alguns minutos. Junte o Grão de bico, misture e deixe cozinhando,mexendo para não pegar no fundo, por +/- 5 minutos. Acrescente água filtrada suficiente para cobrir o conteúdo da panela. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, acrescentando mais água se necessário e mexendo de vez em quando para não pegar no fundo.
4- Adicione a cenoura, o pimentão e as batatas. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 30 Minutos ou até que os legumes estejam cozidos (al dente), acrescente água sempre que necessário. O ponto certo é quando o grão de bico está bem cozido e a carne macia.
5- Modo de servir: Nesse caso, o couscous faz as vezes de arroz, é colocado no prato e o molho servido á parte.
Rendimento : 4 porções.

Desta vez fiz uma coisa que particularmente não gosto, copiei a receita, mas achei muito interessante.  Ela faz parte do livro : Azeite - histórias, produtores, receitas de Luciano Percussi (ed. Senac São Paulo), com algumas adaptações da minha parte .Quando olhei essa receitas de relance o que me chamou atenção foi que ela poderia ser uma receita perfeita para o Natal, mas lendo vi que se tratava de uma receita super exótica e do meu ponto de vista para o inverno, pois além de ser servida bem quente ainda tem o calor da pimenta....
Dica: Antes de colocar os legumes, veja bem o ponto do grão de bico,( o ideal é que já esteja bem al dente) pois dependendo do tamanho que vc cortar os legumes, o cozimento vai ser bem rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário