Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

20 de dez. de 2010

RISOTO DE BACALHAU

140 Ml de Azeite extra virgem
1 Un Alho Poró
2 Xíc. Chá Arroz Carnaroli ou Arbóreo
100 Ml Vinho Branco Seco
150 G Bacalhau dessalgado, escaldado e desfiado
2 Un tomate sem pele, sem semente 
1 Lt água
1 Cubinho caldo de peixe ou galinha
20 G azeitona fatiada preta e/ ou verde
1 Col. sopa Manteiga
50 G Queijo parmesão ralado
1/2 Molho Ciboulette ou Cebolinha
Qb Sal
Qb Pimenta

Modo de Preparo:
1- Lave bem o alho poró, separe as folhas do talo. Corte o talo em rodelas finas e pique bem pequeno.
2- Prepare o caldo, em uma panela, coloque a água, as folhas do alho poró e o cubinho , deixe o fogo ligado até ferver, dissolver o cubinho e cozinhar as folhas. Abaixe o fogo e mantenha aquecido( se quiser, e fica ainda mais gostoso, adicione 1 cebola cortada ao meio e 2 dentes de alho,  quando a cebola estiver cozida, retire as folhas do alho poró e bata tudo no liquidificador, use esse caldo para fazer o risoto)
3- Coloque um pouco do azeite em uma panela e refogue o alho poró, acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Regue com o vinho branco e espere evaporar. Junte o bacalhau, os tomates e vá regando aos poucos, com o caldo até ficar al dente, quando estiver quase pronto, adicione as azeitonas, tempere com sal e pimenta. Quando estiver no ponto, acrescente a manteiga, a ciboulette e o parmesão, misture bem e sirva em seguida.
Sugestão: 1- Para seu prato ficar mais colorido, na hora de refogar o alho poró, adicione e refogue junto1/2 pimentão amarelo cortado em quadradinhos.
2- Vc pode colocar alho e cebola também, no caso da receita acima, o alho poró faz as vezes da cebola, como eu ADORO cebola, refogo antes um dentinho de alho e 1/2 cebola bem picadinha, quando começa a ficar transparente adiciono o alho poró.
3- Vc pode usar a sobra do bacalhau da ceia de Natal para fazer esse risoto.é um ótimo prato para o dia 25 !!!!
Rendimento : 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário