Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

19 de mai. de 2011

CHILLI VEGETARIANO C/ PROTEÍNA DE SOJA

Ingredientes:

½  Kg Feijão Carioquinha
400 G Proteína de Soja                
2 Un Cebola Média
100 Ml Molho Tomate (se usar extrato, use metade da quantidade)
1 Col. Chá Cominho em Grãos
1 Col. Chá Páprica Picante           
1 Un Pimenta dedo de moça. 
1 Col. Sopa Azeite  
1 Col. Sopa Molho Inglês ou Shoyo
1 Col. Sopa Chilli Powder     
8 Folhas de Louro
4 Un Dentes de Alho.
QB Sal .          
QB Pimenta do Reino

Modo de preparo: 
1.Deixe o feijão de molho por  pelo menos 30 min.  Coloque na pressão por 30 min só com sal e o metade das folhas de louro.           
Coloque a Soja para hidratar em água quente por 30 minutos, após esse tempo, escorra e reserve.                         
2- Corte a cebola, soque o alho, pique a pimenta***e reserve.
*** Cuidado as manusear a pimenta... Para picar, retire a extremidade com o cabo e as sementes. LAVE muito bem a mão e os utensílios após usar.
3- Depois de cozido, escorra o feijão, deixando reservado um pouco da água do cozimento, e retire as folhas de louro, reserve.
4- Em uma panela doure a cebola, o restante do louro e o alho no azeite, refogue a proteína de soja, acrescente o molho inglês ou shoyo e deixe refogando até secar bem. Acrescente os temperos, inclusive o molho de tomate e deixe refogar bem. Acrescente um pouquinho de água, se necessário. Quando estiver bem refogada, retire as folhas de louro e adicione o feijão já escorrido e misture bem, deixe cozinhando por +/- 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e acrescentando a água do cozimento quando necessário. Corrija o sal, e os temperos (se necessário) para que fique do seu gosto. Eu por ex, coloco mais cominho e pimenta dedo de moça, mas varia de acordo com o paladar de cada um. Quando estiver bem homogêneo, sirva.
OBS 1: Fica á seu critério bater metade ou não bater, eu particularmente não gosto de proteína de soja batida....
OBS 2: Se tiver dificuldade de achar o chilly powder, aumente um pouco a páprica, o cominho.
OBS 3: Fazendo em Casa: Hoje em dia em vários supermercados é possível comprar tacos e nachos já fritos e prontos para o consumo, mas na falta desses aí vai uma soluçãozinha “brasileira” Para o Taco, quando não consigo achar, uso Massa de pastel, não fica igual, mas consigo dar forma e fica com uma crocância parecida. E no caso dos Nachos, o bom e velho Doritos, de preferência sem tempero.
Como Fazer o Taco:
Coloque uma frigideira de Teflon em fogo bem baixo, sem nenhum tipo de gordura, coloque um disco da massa de pastel (cuidado com os Plásticos que usam para separar), A Massa tem um aspecto cru, com o calor, ela vai ficando branca, e com bolhinhas, quando atingir esse ponto, vire e proceda da mesma forma, quando os dois lados estiverem “brancos/assados” retire IMEDIATAMENTE do fogo e utilize um objeto para dar forma  de U. ***1 (Eu uso um cabo de Concha ou Colher), para conseguir fazer isso, tem que realmente ser imediatamente após tirar do fogo, pois do contrário a massa quebra. Use um pano de Prato limpo e seco para pressionar a massa e evitar que queime a mão, coloque o objeto no meio da massa cozida e pressione para a massa tomar o formato. ATENÇÃO: A pressão tem que ser no objeto e não na extremidade da massa, do contrário ela fechará e não será possível rechear.

Serve de 6 à 8 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário