Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

9 de jul. de 2010

BOEUF BOURGUIGNON DA ALÊ



1 kg Peito, lombo, miolo da paleta,músculo, etc...
1 Un Cebola Grande cortada pequena
300 g Molho de tomate
1 Lt de Vinho tinto Seco
1 Cubinho de carne
2 col. sopa de farinha de trigo
1 un Cenoura Grande
2 Col. Sopa óleo
2 Lt água (aproximadamente)
5 Raminhos de Tomilho
1 Raminho de Alecrim
Sal e Pimenta á gosto

Modo de Preparo:

1- Corte a carne em cubos grandes de aproximadamente 4 cm.Tempere com sal e pimenta.
2- Corte a cenoura em meia lua (não é necessário tirar a casca), reserve.
3- Em uma panela larga, coloque o óleo, deixe esquentar bem e vá colocando a carne aos poucos para fritar,( se colocar toda a carne de uma vez, ela vai cozinhar ao invés de fritar) quando ela estiver bem dourada, acrescente a cebola, misture bem e acrescente em seguida a farinha de trigo, mexa bem, e deixe formar uma crostinha MARROM (cuidado para não deixar queimar), acrescente um copo de água, acrescente um pouco de vinho e metade da quantidade do extrato de tomate, mexa bem e continue adicionando o vinho até usar 1/3 da quantidade da receita (+/- 300 ml). acrescente mais um litro de água e os raminhos de tomilho e alecrim. Deixe cozinhando mexendo de vez em quando.
OBS: O processo é lento , leva em torno de duas a três horas. Pode ser adiantado se vc colocar na panela de pressão, mas o sabor não fica igual, a graça é deixar cozinhando lentamente para apurar todos os sabores. Vou dar a dica da panela de pressão no final.
4- Ao longo do tempo vá adicionando o restante dos ingredientes, menos a cenoura, que vai por último. Se achar necessário acrescente mais água que a quantidade da receita, e não se preocupe , a quantidade de vinho é essa mesma.
5- Quando a carne estiver bem macia, acrescente a cenoura (que vai tirar um pouco da acidez)e se necessário coloque mais água e corrija o sal. O molho fica bem brilhante e grossinho... e a cenoura deve ficar aldente. Antes de servir, retire os ramihos das ervas.
Sirva bem quente como acompanhamento de nhoque, batata cozida ou purê de inhame... é uma delícia.
PANELA DE PRESSÂO:
1- Doure a carne no óleo, acrescente a cebola, misture bem, em um copo americano, dissolva a farinha de trigo em água e coloque todos os ingredientes, menos a cenoura. Coloque na pressão por 30 minutos, verifique se a carne já está macia, deixe cozinhar mais um pouco, e deixe evaporar um pouco do vinho, acrescente a cenoura e corrija o sal, se necessário.
Rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário