Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

20 de abr. de 2017

BACALHAU COM NATAS



Ingredientes:

1 kg Bacalhau (preferência dessalgado) *
500 g Batata **
500 ml Molho Branco não muito líquido, mais consistente ( receita de molho branco básico na seção molhos )
http://tomilhoreceitas.blogspot.com.br/2013/04/molho-branco-basico.html
5 dentes de alho grandes bem picado.
300 g Queijo Muçarela Ralado ou Parmesão
300 ml de creme de leite ( de preferência fresco)
1 Salsa 
150 g Azeitona Preta (preferência azapa)
120 ml Azeite (4 col. Sopa)
QB Sal
QB Pimenta do Reino

Pré Preparo:

Cozinhe o bacalhau, limpe (retire pele e/ ou espinhas) e deixe desfiado bem grosseiramente, em lascas grossas. Reserve.
Descasque as batatas e corte em quadradinhos pequenos (quadrados de mais ou menos dois cm – do tamanho que se corta para fazer maionese). Coloque uma panela com água para ferver. Quando levantar fervura, acrescente uma pitada de sal e as batatas cortadas. Quando as batatas estiverem al dentes (cozidas, mas firmes) escorra e imediatamente esfrie para parar o cozimento. Reserve.
Prepare  molho branco. Reserve. Importante, deixe tampado ou cubra com papel filme , para evitar que forme uma nata por cima.
Lave bem a Salsa, seque e pique.

Modo de Preparo:

1- Coloque o alho picado em uma panela com o equivalente á 3 col de sopa de azeite, deixe dourar,
2- Acrescente as lascas de bacalhau e regue com mais um pouquinho de azeite.
3- Adicione o molho branco, o creme de leite, mexa rapidamente para incorporar bem. Corrija o sal e tempere com pimenta do Reino.
4- Assim que tudo estiver incorporado acrescente a batata, misture todos os ingredientes. e acrescente a Salsa picada.
5- Coloque a mistura em uma travessa que possa ir ao forno, e jogue por cima queijo muçarela ou parmesão, decore com as  azeitonas e coloque para gratinar até dourar. Sirva quente.

Sugestão de Acompanhamento  Arroz Branco ou de Brócolis
Rendimento: 6 Porções.

* Se a única opção for o Salgado, opte por pedaços mais grosso e mais claros. A graça desse prato são as lascas grandes. Um bacalhau de quantidade muito inferior, tende a desfiar demais. Nesse caso, troque a água pelo menos 3 vezes e deixe de molho de um dia para o outro.
http://tomilhoreceitas.blogspot.com.br/2013/04/molho-branco-basico.html
** Nesse caso, a escolha entre batata inglesa e Asterix fica a seu critério, se preferir que ela fique mais aparente, uniforme, a melhor escolha é a Asterix, do contrário use a inglesa. Só observando que o ponto de cozimento, independente da batata faz toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário