Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

17 de ago. de 2011

COMO TORNEAR LEGUMES

Quem pensa que tornear legumes é tarefa fácil, se engana. Para começar, os torneados devem 7 lados e seguem figuras específicas, uniformes e "perfeitas".A técnica consiste em cortar os vegetais lavados e descascados no comprimento adequado. Trabalhar bem com a faca de tornear requer prática, mas o resultado é lindo. 
Lembro até hoje do dia em que cheguei á aula e meu grande Professor Harald Engelbart nos falou dos legumes torneados. Uma prática antiga.... fui tentar...a impressão que eu tinha é que minha mão não correspondia ao meu comando. Pensei: que coisa impossível...ainda bem que eu nunca vou usar isso....
Bom, anos depois quando trabalhei em um bistrô tive a brilhante ideia de fazer um cozido.... com legumes torneados.... no meio do processo eu me xingava do pq daquilo tudo... mas quando vi o resultado entendi e entendi também o que nossos nobres antepassados passaram para ter um bonito prato. Essa prática não é muito usada atualmente, pelo trabalho, tempo investido e pela existência de inúmeros legumes, etc... industrializados e em diversos cortes e tamanhos... Mas realmente, se você nunca fez, FAÇA, mesmo que seja em um jantarzinho á dois... Não vou mentir dá MUITO TRABALHO....mas o orgulho e a satisfação que você terá depois vai compensar tudo....e a surpresa e admiração que o prato provoca vale qualquer sacrifício.É claro que eu não estou falando de fazer um cozido (até porque quando chegar a parte da batata doce e do inhame você vai me odiar por isso, um é muito duro e o outro super escorregadio...), mas fazer um peixinho no forno, ou Belle Meunière com batatinhas torneadas, que podem ser sauté ou apenas cozidas...vai ser um sucesso!!!
Minha sugestão para você que quer treinar é: Escolha um dia que você esteja bem, feliz, alegre....e principalmente COM TEMPO. O cardápio da noite será purê de batatas.... você vai entender o porque : Pegue uma vasilha ou ball, dois quilos de batata (preferencialmente de tamanhos parecidos, do tamanho de uma mão fechada) descascadas uma tábua e a faca de tornear. Corte as batatas em 4 (ao meio e ao meio novamente). Conserve as batatas em água. Pegue cada pedaço e, então segure-o firmemente entre o polegar e o dedo indicador, segurando a faca com a outra mão. Corte de um lado á outro, fazendo o movimento de  um arco, ligeiramente curvado e continue a rodar o vegetal até que todos os lados fiquem  moldados – os legumes torneados tradicionais tem 7 lados. Vou postar um videozinho demonstrativo...
Deixe as batatinhas torneadas de molho em água para não escurecer, e as aparas também, mas em outro recipiente. Com as aparas, faça um purê e as que você torneou, cozinhe até ficarem macias. Não cozinhe demais senão todo seu trabalho vai embora!!!! Escorra e coloque em água fria, para parar o cozimento.
É uma boa prática... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário