Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

10 de ago. de 2011

PEIXE AGRIDOCE


Ingredientes
2 kg  Filé de peixe ( pode ser merlusa ou panga – esse último fica mais gostoso e não tem espinha) cortado em cubos de 4 cm
1/2 un Pimentão vermelho pequeno cortado em cubos
1/2 un Pimentão amarelo pequeno cortado em cubos
1 un Cebola grande cortada em cubos
2 col. Sopa Farinha de trigo ou maisena
1 col. Sobremesa Gengibre em pó (se não tiver, pode usar um pouquinho mais de gengibre raiz)
2 Ovos inteiros
QB Farinha de trigo
4oo ml. Óleo
1 Molho Cebolinha picada
Qb Sal
500 ml   Água
1 Lata Abacaxi em calda. (Corte em pedaços pequenos e reserve a calda)
200 G Extrato de Tomate
350 G Açúcar
200 Ml vinagre de Maça ou normal.
  
Modo de preparo:
1-      Coloque em uma vasilha o peixe cortado, o gengibre em pó e uma pitada de sal. Deixe temperar por 30 minutos. Se sentir que o peixe soltou muita água, retire o excesso. Acrescente os ovos e farinha até ficar uma massa bem grossa, que gruda na mão. (não se preocupe se ela não cobrir totalmente os pedaços de frango, ela é irregular mesmo.)
2-      Em uma frigideira ou panela alta, aqueça o óleo, coloque com cuidado o peixe, pedaço á pedaço para não grudar, quando estiver douradinho, escorra ele em toalha de papel, reserve.
3-      Frite a cebola (aldente), reserve.
4-      Frite os pimentões, reserve.
5-      Em uma panela metade da água, o açúcar e o vinagre, deixe cozinhar por +/- 5 minutos mexendo sempre, coloque a maisena (ou farinha de trigo) previamente dissolvida no restante da água. Deixe cozinhar por +/- 15 minutos, mexendo sempre até perder a acidez. Acrescente a água da conserva do abacaxi.
***   Eu particularmente fico sempre com o extrato de tomate, o vinagre e o açúcar na mão. Acho que essa receita TEM que ser provada. O vinagre de Maça é mais leve, mas mais difícil de ser encontrado, o normal (tinto ou branco) é mais ácido. Não confie só na recita, use o seu paladar. O molho fica bem liso, grossinho e doce, sem gosto presente do vinagre.Fica tipo uma calda. Se você achar que não está á seu gosto, acrescente, mais açúcar, vinagre, extrato ou água. Só não esqueça que de colocar mais farinha para engrossar ela deve ser misturada á um pouco de água para não embolotar, e cozinhar bem para não ficar com gosto de farinha crua.Não tenha medo, vá fazendo aos poucos. Essa receita parece difícil, mas a culinária oriental é bem simples e fácil. A calda do abacaxi realça o sabor, não a despreze.
6-      Quando o molho estiver grosso, acrescente os pimentões e cebola, e o abacaxi picado deixe cozinhando uns 5 minutos, mexendo sempre. Só coloque o peixe na hora de servir, pois como é mais molengo pode desmachar.
7-      Na hora de servir coloque a cebolinha para enfeitar.

Sugestão de acompanhamento: Arroz Colorido
Rendimento: 6 á 8 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário