Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

31 de ago. de 2011

RABADA COM AGRIÃO E BATATA


Ingredientes:
2 kg de Rabada
1 Cebola Grande
4 Dentes de alho
4 Col Sopa de Azeite ou Óleo
1 Molho de Agrião
100 Ml Vinho tinto (Opcional)
Qb Sal
Qb Pimenta do Reino
Qb Água (Até cobrir a rabada)
1 Kg Batata

Pré-Preparo:
1-     Limpe bem a rabada (TUTORIAL GASTRONOMIA). Tempere com Sal e Pimenta e deixe pegando tempero por +/- 1 Hora.
2-     Corte a cebola em Brunoise (bem pequenininho)
3-     Lave bem o agrião, desfolhe e separe as folhas dos talos. Corte os Talos em rodelinhas bem fininhas, desprezando unicamente as partes ressecadas. ***
4-     Corte o Alho bem picadinho, ou soque.
5-     Descasque e corte as batatas em 4 (deixe na água até o uso para evitar que escureçam)

Modo de preparo:
1-     Doure o alho e a cebola na panela de pressão, em seguida, acrescente a Rabada, aos poucos (Se colocar tudo de uma vez ela não vai dourar) O ideal é ir colocando aos poucos, deixe dourar bem, e vá retirando e deixando reservado até que ela toda esteja douradinha. Dá trabalho, mas o resultado final vale á pena.
2-     Depois de Dourada, acrescente os talinhos de agrião,o vinho, deixe ferver até acrescentar a água.  Deixe cozinhar por uma hora ou até que esteja bem macia.. Reserve o caldo (se quiser mais sabor bata o caldo no liquidificador para aproveitar a cebola e o alho). Para uma rabada mais “magra”, coloque a mesma na geladeira ou freezer até que suba a gordura toda, retire esta e volte ao processo.
3-     Eu particularmente não gosto de colocar a batata para cozinhar na pressão, pois ela vai acabar desmanchando. Depois de pronta a rabada, acrescente as batata e deixe a panela tampada, (mas sem pressão com a tampa só cobrindo até a batata estar cozida. Corrija o Sal e só coloque as folhas agrião na finalização. Ele vai ficar bem verdinho e crocante. Mas se preferir, deixe ferver um pouquinho. Sirva bem quente.

Rendimento: 4 á 6 porções

OBS1: Você pode servir com arroz branco ou usar os talinhos *** para fazer um risoto de agrião (ARROZ E RISOTOS), básico para acompanhar, nesse caso o uso das batatas fica a seu critério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário