Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

6 de out. de 2011

ARROZ DE POLVO E BRÓCOLIS

Ingredientes:
1 Kg Polvo Médio limpo (é só pedir para o atendente da peixaria que ele te entrega limpo)
1 Molho brócolis (gosto mais do normal, mas fica a seu critério)
2 Un Cebolas médias
8 Dentes de Alho
2 Copos Arroz cru
1 Un Tomate
2 L Água
Qb Sal
QB Queijo Parmesão Ralado
100 ML Azeite

Modo de Preparo:
1- Lave bem o Brócolis e separe da seguinte forma:
Talos: Corte todos em rodelas finas, tentando manter um tamanho meio parecido, de o talo for muito grande, corte ao meio. Reserve.
Folhas : Retire as muito machucadas e descarte, as outras , corte fininhas, tipo couve. Corte a meio, reserve.
Flores: Corte grosseiramente, para aparecer.
No caso de utilizar o brócolis americano o processo é bem parecido, mas na hora das flores, apenas separe os ramos, pode ser manualmente ou com a faca.
*** Cuidado !! o brócolis e a couve-flor tem uma larvinha que é transparente, então lave bem, deixe em solução clorada e observe, para não ter nenhuma surpresa desagradável.
Corte 1 cebola em Brunoise, bem pequeninha.Corte o Tomate da mesma forma, manter a casca ou não fica a seu critério, mas se tirar (concassé) o tomate vai tender a desmanchar, e eu acho bem legal ver ele aparecendo...mas as sementes vão para o lixo. Soque, pique ou esprema 4 dentes de alho, reserve todos.
2- Polvo : Por mais que esteja limpo, as ventosas sempre vem com um restinho de uma substância marrom, lave em água corrente até que esteja limpo. A Cabeça também vem ás vezes com um resquício de vísceras, lave bem e retire com a mão até ficar lisinho... sai super fácil... Depois de bem lavado, coloque em uma panela uma cebola inteira sem casca,  quatro dentes de alho, a água e o polvo. Deixe ferver até que a cebola esteja cozida. Verifique a textura do polvo. Escorra, reservando a água do cozimento. Corte a cabela em anéis, tipo lula,  e os tentáculos em fatias de +/- 2 cm para aparecer. reserve tudo.****
3- Lave bem o arroz ( eu gosto de deixar de molho por 20 minutinhos, o que incha um pouquinho os grãos e deixa o arroz mais soltinho). Coloque a água do cozimento do polvo em uma panela, acrescente sal e quando ferver, cozinhe o arroz nessa água (você vai cozinhar tipo macarrão). Quando o arroz estiver cozido, mas ainda meio al dente, escorra. Reserve o arroz, você vai ver que ele fica roxinho... lindo...
4- Em uma panela grande, aqueça metade do azeite,acrescente o alho, quando estiver bem douradinho, adicione a cebola, mexendo sempre até ela ficar transparente. Acrescente o tomate picado, refogue um pouquinho. Acrescente o polvo, e refogue junto por +/- 2 minutos. Adicione nessa ordem: Talos, refogue uns 2 minutinhos, folhas, refogue mais dois minutinhos e as flores, mexa bem, acrescente o arroz já cozido, misturando sempre até ficar bem colorido, corrija o sal, adicione o restante do azeite e sirva quente, o queijo ralado vai como acompanhamento.

Rendimento: 6 porções

**** quando escorrer o polvo, o alho e a cebola podem ser aproveitados como aperitivo, como: Corte a cebola em 4, abrindo ela em lâminas, coloque em um pratinho junto ao alho, salpique um pouquinho de sal grosso e regue com bastante azeite. Fica uma delícia... mas deve ser degustada quente.

Gente, esse prato é muito fácil e sucesso garantido, inclusive com a criançada, que vai vibrar com esse prato mega colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário