Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

6 de out. de 2011

LULA E POLVO, COMO UTILIZAR???

Gente, noto que muita gente não costuma fazer essas delícias por medo, mas é muito fácil!!!!
Realmente não tem mistério:
Como limpar? Usar? Lula e Polvo
LULA:
1- Hoje em dia dá para comprar até em anéis, mas acho que perde um pouco do sabor.
2- Quando for comprar, opte por lulas do mesmo tamanho, o que facilita na hora da cocção
3- Toda peixaria, tem aquele cara legal que limpa para você.
Chegando em casa:
1- Lave bem a lula, e retire o que tiver de restinho dentro dela. Você vai ver que mesmo vindo "limpa" ela ainda fica com uns resquícios... a lula tem uma haste interna que parece um plástico duro, e isso deve ser removido antes da cocção. É super fácil, você faz com a mão mesmo.
2- Coloque em uma panela, uma cebola média, alguns dentes de alho inteiro e o mais importante: uma metade de limão. dependendo da quantidade (acima de 2 quilos) você pode usar um limão inteiro, é só cortar ao meio, não precisa espremer. Coloque a quantidade de água suficiente para cobrir a lula. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a lula esteja cozida, ela fica inchadinha igual a um balão, mas não fica molenga...
Usamos o limão para evitar que ela escureça, dessa forma ela fica branquinha.
Escorra e descarte a cebola e o alho. Deixe esfriar e utilize da forma que quiser, como risoto, salada ou recheada.
*** Se começar a rachar, durante o cozimento, você passou do ponto. Escorra imediatamente e mergulhe em água gelada, com cubos de gelo para parar o cozimento.
POLVO:
1- Hoje em dia dá para comprar os tentáculos congelados, mas acho que perde um pouco do sabor.
2- Quando for comprar, opte pelo polvo médio ou grande, o pequenininho não fica tão bonito na finalização, a não ser que você use ele individualmente, nesse caso, escolha todos de tamanho aproximado.
3- Toda peixaria, tem aquele cara legal que limpa para você.
Chegando em casa:
1- Lave bem o polvo, principalmente os tentáculos, ás vezes as ventosas vem um pouquinho sujas... e a cabeça, retirando qualquer vestígio que possa ter, com a mão mesmo, é bem fácil. A cabeça deve estar lisinha por dentro, sem nenhuma "gosminha".
2- Coloque em uma panela água suficiente para cobrir o polvo, uma cebola e 3 dentes de alho. A cebola deve ser da seguinte forma: Polvo pequeno = cebola pequena, polvo médio = cebola média ( +/- 1 kg peso de cada polvo), polvo grande = cebola grande. Quando a cebola estiver cozida, o polvo estará cozido. Escorra e utilize da maneira que quiser, ao alho e óleo, risoto, etc...
3- O caldo do cozimento pode ser utilizado para a cocção do arroz, batata, etc.. vai dar uma tonalidade bonitinha e vai elevar o paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário