Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

29 de out de 2011

CESTINHA DE CAMARÃO C/ LULA E BRÓCOLIS


Ingredientes:
6 Cestinhas de Parmesão (DECORAÇÃO)
1 kg Camarão
1 kg Lula ***
1 un Brócolis Americano
1 un Grande Cebola
8 un Dentes de Alho
QB Sal
QB Pimenta do Reino
QB Azeite
QB Alho Torrado (Você encontra ele pronto na maioria dos supermercados)
Queijo Parmesão Ralado para decorar
Opcional 1 ramo Manjericão Fresco

Modo de Preparo:
*** TUTORIAL GASTRONOMIA LULA E POLVO COMO UTILIZAR
1- Corte a cebola em meia lua bem fininha, com a mão, "desfaça" ela, soltando todas as lâminas, reserve. Soque, pique ou esprema os dentes de alho.Se for usar o manjericão, lave bem e desfolhe, reserve.
Lave bem o brócolis, corte o talo em rodelas finas, e com a mão, desfaça os buques de forma que tudo fique mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque uma panela com água para ferver, quando estiver ok, coloque o brócolis por apenas dois minutos. Escorra e mergulhe o brócolis cozido em uma bacia de água gelada (com cubos de gelo) para parar o cozimento e fixar a cor. Quando estiver frio, escorra e reserve.
2- Limpe o camarão, tempere com sal e três dentes de alho socados. Limpe a lula, cozinhe, corte em rodelas  e reserve ambos.
3- Em uma frigideira grande, aqueça três colheres de sopa de azeite e doure o alho, quando este estiver bem douradinho, acrescente o camarão.Mexa bem, você vai reparar que ele vai soltar um pouco de água, retire a frigideira, escorra o excesso de água, e regue novamente com um pouco do azeite, repita o processo sempre que necessário. Quando o camarão estiver começando a ficar rosado, acrescente a lula, refogue junto, retirando e excesso de líquido e regando com azeite quando necessário. Quando o camarão estiver no ponto, acrescente o brócolis, refogue por mais 1/2 minutos. Polvilhe o alho torrado (se for usar o manjericão adicione agora) , misture e recheie as cestinhas.
Você ainda pode fritar em etapas, o que vai evitar que forme água... Fite pequenas quantidades de camarão no azeite, e vá reservando, faça o mesmo com a lula. Depois para finalizar, coloque na frigideira mais um pouquinho de azeite, doure as cebolas, acrescente o brócolis e no fim acrescente os camarões e lulas já fritos.
4- Sirva com queijo parmesão polvilhado por cima.
Bem, algumas dicas: O manjericão fresco dá um sabor maravilhosos, mas ele só deve ser adicionado no fim do processo, para que mantenha o paladar e as folhas "verdes".
Se tiver dificuldade de achar o alho torrado, é só colocar em uma panelinha funda 200 ml de óleo, corte o alho pequenininho e frite no óleo quente. Coloque para escorrer em uma peneira de metal, depois coloque para terminar de escorrer em papel toalha. Esse óleo usado fica ótimo para confecção de outros pratos.
Se quiser, acrescente polvo.... Além de mais colorido, ficará mais saboroso.
Sem falar que fica lindo para servir em pequenas comemorações e festa.
Serve 6 á 8 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário