Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

13 de out de 2011

EMPADÃO DE FRANGO C/ REQUEIJÃO

Ingredientes :
Massa:
500 g Farinha de Trigo
300 g Manteiga ou margarina
3 un Ovos
QB sal
1 un Saco Plástico (aquele da bobina)

Recheio:
1 kg Peito de Frango (pode ser c/ osso)
4 un dente de Alho
1 un Cebola Grande
2 col. sopa manteiga
1/2 molho Salsa Picada
200 ml Requeijão cremoso
2 col. Sopa Molho de Tomate
500 ml Água
QB Sal
QB Pimenta do Reino

Modo de preparo:
Massa:
1- Peneire a farinha de trigo, acrescente uma pitadinha de sal e misture á manteiga até formar uma massa homogênea. Bata levemente dois ovos com um garfo e junte á massa, misturando bem. Se necessário, acrescente mais farinha. O ponto é ela soltando da mão.
2- Leve a massa á geladeira por 30 minutos para a massa descansar.

Recheio:
1- Limpe o peito de frango retirando pele e gordura.
2- Corte a cebola em brunoise, pique ou soque o alho, reserve tudo.
*** Bom existem três maneiras de fazer o próximo preparo:
I- Coloque em uma panela o frango e a água e cozinhe. Retire o frango, desfie e reserve, guarde a água do cozimento para a próxima etapa do preparo;
II- Coloque em uma panela a água, metade da cebola e metade do alho, espere cozinhar, retire o frango e desfie. Bata no liquidificador o caldo de cozimento, reserve.
III- Em uma panela, aqueça um fio de óleo ou azeite, refogue metade da cebola e metade do alho, quando estiver bem douradinho, acrescente o frango, refogue rapidamente e acrescente a água, deixe ferver até o frango estar bem cozido, retire e desfie o frango, bata o caldo do cozimento no liquidificador e reserve.
3- Em uma panela aqueça a manteiga, o que restou da cebola e alho e refogue até dourar, acrescente o frango desfiado, refogue bem e adicione a água do cozimento. Deixe reduzir em 1/3, acrescente o molho de tomate, tempere com sal e pimenta, mexendo de vez em quando até estar quase seco. Desligue o fogo.
4- Acrescente o requeijão, corrija o sal e pimenta e finalize com a salsa picada.

Abra 2/3 da massa em um tabuleiro, e coloque o recheio FRIO, ou quase, mas nunca quente.
Abra o resto da massa para a tampa sobre um saco plástico (isso vai facilitar na hora de "transportar" a tampa), e coloque para tampar o recheio. Pincele com a gema do ovo restante e leve ao forno por 20 minutos ou até que a gema esteja dourada.

Rendimento: 6 á 8 porções.

OBS : Se você quiser uma massa mais "farinhenta" aquela que fica desfazendo, faça a massa só com farinha e manteiga, sem ovo. O ponto é soltar da mão.
OBS 2 : Se sobrar massa ou se você quiser fazer a quantidade de massa dobrada, você pode deixar o restante da massa na geladeira (MASSA SEM OVO) dentro de um saco plástico, bem fechado e sem ar. Na hora de reutilizar, é só deixar uns 30 minutos fora da geladeira para facilitar o manuseio. A ideal é utilizar em até 2 dias (conservando na geladeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário